Document details

A aplicação do jogo didáctico nas aulas de História e Geografia

Author(s): Cruz, Joana Lia Alves da cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/66522

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Jogo didático; História - Ensino; Geografia - Ensino


Description
O presente relatório foi elaborado a partir de investigações teórico-práticas relacionadas com a utilização do jogo no processo ensino-aprendizagem das disciplinas de História e Geografia. Neste sentido, surgiu o interesse em avaliar e propor a aplicação do jogo nas aulas de Geografia e de História, no Ensino Básico como recurso didático de consolidação de conteúdos. A proposta dos jogos em contexto de sala de aula visa constituir um instrumento diversificado, atrativo e interessante da aprendizagem dos conteúdos escolares, estimulando o interesse, a criatividade, a autonomia e o diálogo entre professor e o aluno e aluno-aluno. A metodologia de investigação utilizada foi a observação direta e os alicerces para a análise que resultam de exemplos recolhidos no meu ano de estágio, não só com os meus supervisores, mas também da minha experiência prática como docente. Os dados foram analisados quantitativamente. Os resultados mostraram o processo de sucesso da consolidação dos conteúdos de ambas as áreas em situações de jogo. A análise dos resultados reforça a importância da aplicação do jogo como recurso didático nas aulas nestas duas disciplinas. Desta forma, visa uma aprendizagem eficaz, provando que os alunos podem adquirir conhecimento através de atividades lúdicas. Um jogo educativo pode propiciar ao aluno um ambiente de aprendizagem rico e complexo.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU