Document details

Reflexões sobre a minha prática docente enquanto professora de História e Geogr...

Author(s): Rodrigues, Ana Isabel de Freitas cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/66521

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Geografia - Ensino; História - Ensino; Pedagogia


Description
Os professores desempenham um papel importante na escola, tendo a responsabilidade de formar jovens para que venham a ser cidadãos ativos. É importante que o professor seja o orientador dentro da sala de aula, lançando desafios aos alunos de modo que estes construam o seu próprio conhecimento. É perante situações como estas que a reflexão se torna fundamental na educação. Um professor reflexivo é aquele que pensa constantemente sobre a sua prática, pensa e repensa os seus sucessos e os seus fracassos, aproveitando a reflexão para ajustar estratégias e melhorar/alterar o processo ensino aprendizagem. A reflexão poderá ser feita por escrito e, neste caso, podemos utilizar diários de aula. Os diários de aula são documentos onde se reescrevem reflexões e prespetivas de quem os escreve, ou seja, espelham pensamentos, ações, sentimentos. Um diário de aula pode ser elaborado tanto pelos professores como por alunos sendo um documento pessoal, neste estudo usamos diários de aula apenas para fins investigativos. Este trabalho centra-se numa reflexão sobre a minha prática docente enquanto professora de História e Geografia ouvindo as vozes dos meus alunos expressas em diários de aula. Neste ano em que iniciei a minha prática profissional, os alunos ao manifestarem a sua opinião sobre as minhas aulas, levaram-me a compreender se é possível o professor melhorar a sua prática educativa, e neste sentido o(s) rumo(s) que deverei vir a percorrer enquanto profissional docente.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU