Detalhes do Documento

A aplicação de elementos visuais na competência comunicativa nas didáticas de LE

Autor(es): Dias, Ana Filipa Ferreira cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66505

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Audiovisual - Utilização em sala de aula


Descrição
O discurso implica uma série de procedimentos que os alunos deverão ter em consideração, como a estrutura sintática, a gramática apropriada e a prosódia que inclui as variações de altura de tom, intensidade e duração dos sons de um enunciado. Através da observação direta de diversas aulas de ambas as turmas de inglês e alemão, na escola secundária Aurélia de Sousa, tornou-se evidente que os alunos apresentavam dificuldades em formar frases completas. Na transmissão de uma mensagem e produziam regularmente palavras desconexas, não sendo capazes de construir uma frase lógica. De forma a ultrapassar esta barreira foram aplicados diferentes tipos de elementos visuais, estáticos e dinâmicos, em atividades. O objetivo deste projeto consiste em responder à questão: até que ponto é que diferentes tipos de elementos visuais ajudam os alunos a formar frases completas na fase inicial da aula? Como este projeto fora aplicado em duas turmas, uma referente a inglês (nível B1) e outra ao alemão (A1), algumas alterações foram implementadas, para a adaptar as atividades de acordo com as diferentes necessidades dos alunos. No que diz respeito aos perfil dos alunos, houve um caso específico a considerar no que se prende com alunos de dislexia grave, o que direcionou a outra questão: poderão diferentes tipos de elementos visuais ajudar alunos de acordo com a pedagogia diferenciada, ajudar os alunos a formar frases completas no início da aula? Foi assim necessário ter em conta estratégias de pedagogia diferenciada. Com vista a obter resultados mais significativos, foram produzidas e preenchidas fichas de observação e foram gravados partes de discurso para análise futura. O uso de elementos visuais como estímulo à comunicação em Língua Estrangeira provou ser eficiente. Além disso os diferentes elementos visuais revelaram-se um recurso vantajoso quando aliados à pedagogia diferenciada. (...)
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia