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O vídeo na aula de ELE : estratégia para a compreensão auditiva

Autor(es): Ferreira, Maria Emília do Couto cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66487

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Audiovisual - Utilização em sala de aula; Compreensão auditiva; Línguas - Aprendizagem; Vídeo - Utilização em sala de aula


Descrição
Nos últimos anos, o vídeo foi-se incorporando paulatinamente nas aulas de L2, evidenciando a rentabilidade e as grandes possibilidades que oferece no momento de ensinar uma língua estrangeira. Tendo por base os pressupostos da Teoria Comunicativa, em que o processamento da linguagem para a comunicação é a melhor forma de processamento da língua para a sua aquisição, os materiais audiovisuais surgem como um bom catalisador de tarefas autênticas que promovem a compreensão, negociação, produção, automatização e a interação na língua-alvo. Das várias formas existentes de recursos audiovisuais que podem ser utilizados no campo pedagógico, propõe-se a aplicação didática do vídeo que, pela sua versatilidade e pelo seu valor motivacional, permite promover atividades dinâmicas fundamentais para centrar a atenção dos alunos e incrementar a eficácia e a efetividade da compreensão oral. O objetivo deste trabalho é procurar refletir sobre as diferentes formas de trabalhar na sala de aula a compreensão auditiva, explorando as possibilidades que o uso do vídeo nos oferece para abordar esta atividade de língua. Pretende-se, pois, corroborar as premissas de que o uso do vídeo pode formar “oyentes competentes” e motivar os alunos para a participação oral. Assim, neste relatório dá-se conta da reflexão feita em torno do treino da compreensão auditiva na aula de Línguas, durante o estágio pedagógico, e são propostas algumas estratégias e atividades para o desenvolvimento desta competência nas Línguas Estrangeiras (Espanhol) por meio do uso do vídeo.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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