Detalhes do Documento

Português língua de herança : da teoria à prática

Autor(es): Soares, Sofia Maria de Carvalho Campos Duarte cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66481

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Bilinguismo; Língua portuguesa; Português língua estrangeira - Ensino


Descrição
O presente trabalho pretende apresentar urn percurso exploratório pelo campo das Línguas de Herança, em particular o caso de Português Língua de Herança (PLH) nos EUA. Parte-se da análise dos conceitos de línguas de herança e respetivas implicações e aplicações no campo da didática das Línguas, problematizando diferentes perspetivas: políticas, socioculturais, linguísticas, identitárias e pedagógicas. Ao Longo deste percurso, vão-se reunindo conceitos e posturas que são defendidas, pela autora, como práticas mais adequadas ao processo de ensino-aprendizagem de PLH, culminando o presente trabalho na apresentação de duas propostas de programa de PLH, no contexto universitario norte-americano. No final, apresentam-se algumas propostas concretas de ensino­ aprendizagem, no âmbito dos programas propostos, cuja filosofia-base se situa numa gestão cooperativa e construtiva dos conteudos programáticos, constante "re"negociação dos conceitos de identidade, comunidade, pertença e diversidade, promovidos dentro e fora da sala de aula.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia