Autor(es):
Soares, Sofia Maria de Carvalho Campos Duarte
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66481
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Bilinguismo; Língua portuguesa; Português língua estrangeira - Ensino
Descrição
O presente trabalho pretende apresentar urn percurso exploratório pelo campo das Línguas de Herança, em particular o caso de Português Língua de Herança (PLH) nos EUA. Parte-se da análise dos conceitos de línguas de herança e respetivas implicações e aplicações no campo da didática das Línguas, problematizando diferentes perspetivas: políticas, socioculturais, linguísticas, identitárias e pedagógicas. Ao Longo deste percurso, vão-se reunindo conceitos e posturas que são defendidas, pela autora, como práticas mais adequadas ao processo de ensino-aprendizagem de PLH, culminando o presente trabalho na apresentação de duas propostas de programa de PLH, no contexto universitario norte-americano. No final, apresentam-se algumas propostas concretas de ensino aprendizagem, no âmbito dos programas propostos, cuja filosofia-base se situa numa gestão cooperativa e construtiva dos conteudos programáticos, constante "re"negociação dos conceitos de identidade, comunidade, pertença e diversidade, promovidos dentro e fora da sala de aula.