Detalhes do Documento

Cursos de educação e formação : Contextos, trajetórias e dinâmicas de alunos – ...

Autor(es): Oliveira, Mónica Alexandra Leite Carvalho cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66466

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Abandono escolar; Educação; Formação; Insucesso escolar


Descrição
A presente investigação tem como finalidade conhecer os contextos, trajetórias escolares e dinâmicas juvenis de alunos que frequentam os Cursos de Educação e Formação na Escola Secundária Infante D. Henrique, no Porto. Neste prisma, o estudo tem como foco central os alunos que integram os Cursos de Educação e Formação. O insucesso escolar e abandono escolar precoce comportam, atualmente, números preocupantes. Neste sentido, torna-se imperioso desenvolver políticas educativas no combate a estes fenómenos. Os Cursos de Educação e Formação nasceram para dar respostas efetivas a estes problemas, de forma a colmatar as falhas existentes no sistema. Numa sociedade cada vez mais tecnológica, a educação e a formação assumem grande importância, uma vez que constituem condições indispensáveis de participação dos atores sociais na vida activa. A escolaridade dos alunos assume extrema importância no seio de uma família, pelo que se torna imprescindível interrogar sobre as relações entre escola-família. Procurou-se assim compreender de que modo esta relação afetou (e afeta) o percurso escolar dos alunos, a partir do ponto de vista destes últimos e directores de turma, atores privilegiados no contacto com os Encarregados de Educação e na disseminação de informações sobre estes jovens. Considerando a faixa etária dos intervenientes no estudo, foi pertinente uma reflexão e questionamento acerca das dinâmicas juvenis e de lazer que estão subjacentes aos comportamentos sociais dos jovens. A nível metodológico foram acionadas técnicas como o inquérito por questionário, a entrevista e a análise documental, de forma a conseguir atingir os objetivos do estudo.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia