Author(s):
Oliveira, Mónica Alexandra Leite Carvalho
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/66466
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Abandono escolar; Educação; Formação; Insucesso escolar
Description
A presente investigação tem como finalidade conhecer os contextos, trajetórias escolares e dinâmicas juvenis de alunos que frequentam os Cursos de Educação e Formação na Escola Secundária Infante D. Henrique, no Porto. Neste prisma, o estudo tem como foco central os alunos que integram os Cursos de Educação e Formação. O insucesso escolar e abandono escolar precoce comportam, atualmente, números preocupantes. Neste sentido, torna-se imperioso desenvolver políticas educativas no combate a estes fenómenos. Os Cursos de Educação e Formação nasceram para dar respostas efetivas a estes problemas, de forma a colmatar as falhas existentes no sistema. Numa sociedade cada vez mais tecnológica, a educação e a formação assumem grande importância, uma vez que constituem condições indispensáveis de participação dos atores sociais na vida activa. A escolaridade dos alunos assume extrema importância no seio de uma família, pelo que se torna imprescindível interrogar sobre as relações entre escola-família. Procurou-se assim compreender de que modo esta relação afetou (e afeta) o percurso escolar dos alunos, a partir do ponto de vista destes últimos e directores de turma, atores privilegiados no contacto com os Encarregados de Educação e na disseminação de informações sobre estes jovens. Considerando a faixa etária dos intervenientes no estudo, foi pertinente uma reflexão e questionamento acerca das dinâmicas juvenis e de lazer que estão subjacentes aos comportamentos sociais dos jovens. A nível metodológico foram acionadas técnicas como o inquérito por questionário, a entrevista e a análise documental, de forma a conseguir atingir os objetivos do estudo.