Document details

Os recursos multimédia e a retenção de vocabulário na aprendizagem da língua in...

Author(s): Vaz, Patrícia Alexandra Sampaio Pinheiro cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/66435

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Audiovisual - Utilização em sala de aula; Língua inglesa - Aprendizagem; Língua inglesa - Ensino; Tecnologia educativa


Description
As novas tecnologias trouxeram novas possibilidades ao ensino. Através da diversificação de estratégias e materiais, de cariz audiovisual e progressivamente interativo, os recursos tecnológicos ao dispor do professor permitiram uma aproximação do ambiente de sala de aula à vivência dos alunos do século XXI e à sua forma de pensar, agir e de se relacionar com o outro. Contudo, esta revolução também acarretou receio e insegurança por parte dos educadores que, tendo nascido e crescido numa época que era analógica, se veem agora confrontados com o obsoletismo dos seus, agora chamados “tradicionais” métodos de ensino, sentindo necessidade de rever a sua metodologia, pois esta parece não mais captar o interesse e motivar os alunos de hoje. O presente relatório abre portas à reflexão sobre as implicações que a utilização de atividades com recursos multimédia, nomeadamente de pendor interativo, poderá ter na retenção de vocabulário no ensino precoce da língua inglesa. Neste trabalho, problematizam-se alguns dos aspetos que caraterizam o complexo processo que é a aprendizagem de uma língua estrangeira, como a motivação e a memória, mas também algumas especificidades relacionadas com a forma como as crianças aprendem, e procede-se à apresentação de um estudo de investigação-ação que demonstra que a utilização de atividades com recursos multimédia, nomeadamente interativa, pode promover a retenção de vocabulário num nível inicial de aprendizagem da língua inglesa.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU