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A comunicação digital partidária em períodos não eleitorais

Autor(es): Santana, Cátia Teresa Azevedo cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66360

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Internet; Marketing digital; Partidos políticos - Comunicação digital; Redes sociais


Descrição
Este trabalho analisa a comunicação política digital portuguesa durante períodos não eleitorais de modo a determinar se existem diferenças perceptíveis no que concerne a ideologia política dos partidos, assim como uma distinção entre grandes e pequenos partidos e ainda os recém-chegados que buscam a notoriedade imediata. Procuraremos também perceber se Portugal segue uma das grandes tendências atuais da comunicação desta área, a da personalização da Política. Tendo estas questões como pano de fundo, a investigação levada a cabo recorreu a dados recolhidos dos sites de redes sociais e dos sites oficiais dos partidos e grupos parlamentares com assento na Assembleia da República em quatro períodos distintos, consistindo em duas “semanas quentes” (“hot weeks”) e duas “semanas normais”. Para além de se basear no estudo de sítios na Internet, este trabalho avança com uma matriz de análise de sites de redes sociais, alicerçada na observação direta das potencialidades e funcionalidades destes sites. Conclui que as ferramentas online - os sites de redes sociais e os sites oficiais - são usados pelos partidos e grupos parlamentares como mero complemento às formas tradicionais de comunicação. Não obstante as diferenças encontradas nas “semanas quentes” não são tão significativas como o expectável. Mais, os números indicam que os pequenos partidos são ligeiramente mais ativos na Internet, e, como esperado, o oposto é também verdade no caso dos partidos de cartel. Os resultados deste estudo ilustram que as potencialidades da Internet e das redes sociais, sendo a interatividade a mais promissora, são muito subexploradas pelos partidos e grupos parlamentares portugueses, particularmente durante períodos entre campanhas.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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