Detalhes do Documento

A importância dos trabalhos de grupo e em pares para a produção oral numa aula ...

Autor(es): Moreira, Maria Elisa Baptista da Silva Faria cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66342

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Línguas - Ensino; Língua espanhola - Ensino; Comunicação oral; Trabalho de grupo


Descrição
A presente dissertação pretende apresentar uma abordagem da importância de variar os diferentes modos de agrupar os alunos numa sala de aula no sentido de favorecer a prática de atividades comunicativas orais e, por conseguinte o desenvolvimento de habilidades de produção oral. Nesse sentido, focar-se-ão os trabalhos de grupo e trabalhos em pares como dinâmicas determinantes para o incremento da produção oral numa aula de ELE. O interesse para abordar o tema deste trabalho surgiu da experiência letiva e, mais concretamente, da constatação de que atualmente ainda são poucas as atividades de expressão e interação oral propostas em aula que promovem o desenvolvimento da produção oral dos aprendentes em LE. O trabalho efetuado durante o Estágio Pedagógico permitiu in loco a verificação de que alunos, tanto de um nível inicial (A1) como de um nível intermédio (A2/B1) de aprendizagem de ELE não revelam habilidades significativas ao nível da expressão oral. Nesse sentido, este estudo baseou-se essencialmente nas seguintes questões:  Que dinâmicas deve ou pode apresentar o professor para criar um verdadeiro ambiente comunicativo na sala de aula?  Como potenciar a participação ativa dos alunos no processo de ensino – aprendizagem de uma LE? Para estas perguntas formularam-se os seguintes objetivos:  Implementar na prática pedagógica do ensino-aprendizagem numa aula de ELE diferentes modos de agrupar os alunos no sentido de favorecer o desenvolvimento das suas habilidades ao nível da expressão oral.  Implementar na prática pedagógica do ensino-aprendizagem numa aula de ELE actividades de interação e expressão oral que permitam o uso da língua meta.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia