Author(s):
Gonçalves, Elsa Maria de Oliveira Teixeira
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/66009
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Argumentação; Linguística do texto; Marcadores discursivos; Português língua estrangeira - Ensino
Description
O presente relatório descreve um estudo de caso centrado na explicitação de algumas das propriedades centrais dos marcadores discursivos (MDs) em português europeu, com especial incidência nos marcadores contra-argumentativos, e na relevância do seu ensino-aprendizagem para o desenvolvimento da competência comunicativa de um grupo de estudantes de português como língua estrangeira, a frequentar o nível C, no 2º semestre do ano letivo 2011-2012, na Faculdade de Letras da UP. A partir do diagnóstico do conhecimento e grau de adequação do uso destes marcadores em produções escritas de teor argumentativo pelos estudantes, apresenta-se uma proposta pedagógica de tratamento deste tópico, que articula os contributos da Linguística Textual, da Teoria da Argumentação e da Teoria da Relevância, para a descrição dos MDs em diferentes textos de tipo argumentativo (Montolío, 2001; Portolés, 2001; Garcia, 2010), com os princípios da gramática comunicativa (Santos, 2010). Na sequência da descrição e explicitação dos princípios metodológicos seguidos e do processo de planificação e execução operados, discutimos os resultados obtidos, tanto quantitativa como qualitativamente, e avaliamos em que medida a proposta de abordagem pedagógica-didática implementada contribui para uma resposta produtiva às questões que se colocam continuamente ao docente de PLE/PL2, neste contexto. De forma global, verificamos um efetivo desenvolvimento da competência dos estudantes na compreensão e produção dos referidos MDs, traduzido ao nível da sua consciencialização sobre o seu funcionamento linguístico-discursivo e da adequação da sua produção em textos argumentativos.