Document details

A imagem e o humor como facilitadores da aquisição do léxico

Author(s): Moreira, Lucélia Patrícia Andrade cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/66000

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Audiovisual - Utilização em sala de aula; Léxico - Aquisição


Description
Os recursos visuais e humorísticos são aliados extremamente úteis na sala de aula e, nomeadamente, de Língua Estrangeira. São muito versáteis, podendo apresentar-se sob variados suportes e servindo a criação de inúmeras atividades. Podem, ainda, ser utilizados para trabalhar qualquer competência, para apresentar, desenvolver e praticar diversos conteúdos. O objetivo deste trabalho é provar essa potencialidade e, especificamente, no que se refere à aquisição do léxico. São, pois, apresentados vários estudos que comprovam as vantagens destes recursos, essencialmente relacionadas com o aumento da motivação e da memorização dos conteúdos associados, revelando-se como fatores afetivos na aprendizagem de uma Língua Estrangeira. De forma a obter uma maior atenção, dedicação às tarefas e memorização dos conteúdos, por parte dos alunos, foram, pois, implementadas nas aulas de Espanhol e essencialmente na abordagem de unidades lexicais novas, atividades com base na exploração destes recursos.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU