Detalhes do Documento

A imagem e o humor como facilitadores da aquisição do léxico

Autor(es): Moreira, Lucélia Patrícia Andrade cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66000

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Audiovisual - Utilização em sala de aula; Léxico - Aquisição


Descrição
Os recursos visuais e humorísticos são aliados extremamente úteis na sala de aula e, nomeadamente, de Língua Estrangeira. São muito versáteis, podendo apresentar-se sob variados suportes e servindo a criação de inúmeras atividades. Podem, ainda, ser utilizados para trabalhar qualquer competência, para apresentar, desenvolver e praticar diversos conteúdos. O objetivo deste trabalho é provar essa potencialidade e, especificamente, no que se refere à aquisição do léxico. São, pois, apresentados vários estudos que comprovam as vantagens destes recursos, essencialmente relacionadas com o aumento da motivação e da memorização dos conteúdos associados, revelando-se como fatores afetivos na aprendizagem de uma Língua Estrangeira. De forma a obter uma maior atenção, dedicação às tarefas e memorização dos conteúdos, por parte dos alunos, foram, pois, implementadas nas aulas de Espanhol e essencialmente na abordagem de unidades lexicais novas, atividades com base na exploração destes recursos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia