Autor(es):
Moreira, Lucélia Patrícia Andrade
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/66000
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Audiovisual - Utilização em sala de aula; Léxico - Aquisição
Descrição
Os recursos visuais e humorísticos são aliados extremamente úteis na sala de aula e, nomeadamente, de Língua Estrangeira. São muito versáteis, podendo apresentar-se sob variados suportes e servindo a criação de inúmeras atividades. Podem, ainda, ser utilizados para trabalhar qualquer competência, para apresentar, desenvolver e praticar diversos conteúdos. O objetivo deste trabalho é provar essa potencialidade e, especificamente, no que se refere à aquisição do léxico. São, pois, apresentados vários estudos que comprovam as vantagens destes recursos, essencialmente relacionadas com o aumento da motivação e da memorização dos conteúdos associados, revelando-se como fatores afetivos na aprendizagem de uma Língua Estrangeira. De forma a obter uma maior atenção, dedicação às tarefas e memorização dos conteúdos, por parte dos alunos, foram, pois, implementadas nas aulas de Espanhol e essencialmente na abordagem de unidades lexicais novas, atividades com base na exploração destes recursos.