Detalhes do Documento

Leitura Extensiva : um elemento motivador para a aprendizagem de línguas estran...

Autor(es): Mendonça, Susana Maria da Silva cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/64814

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Educação - Motivação; Língua estrangeira - Ensino; Leitura


Descrição
Este trabalho pretende apresentar algumas reflexões sobre a minha experiência como professora bem como os resultados decorrentes da investigação-ação realizada. A motivação é muito importante na sala de aula. Alunos motivados aprendem mais e tornam-se mais autoconfiantes, o que tem consequências positivas nos resultados que obtêm. Parte da motivação é da responsabilidade do professor, cujas estratégias podem promover o seu desenvolvimento e crescimento. Considero que a leitura extensiva motiva os alunos embora, ou por não ser considerada importante, ou por não haver tempo, não seja devidamente valorizada No ano letivo 2010/2011 deparei com uma desmotivação muito grande numa turma do Agrupamento de Escolas de Matosinhos. O desenvolvimento de uma atividade de leitura extensiva promoveu uma alteração nos alunos, que se mostraram excecionalmente motivados e empenhados. No ano letivo seguinte, como docente de Inglês B (aulas para alunos com necessidades educativas especiais), os alunos não revelavam especial interesse, pelo que me propus a desenvolver novamente uma atividade de leitura extensiva, embora diferente da do ano anterior, que considerei adequada para o desenvolvimento da minha investigação-ação. Partindo da questão “Poderá a leitura extensiva ser um elemento motivador nas aulas de língua estrangeira?”, procurei verificar se a leitura extensiva promove a motivação e consequentemente a aquisição de conhecimentos dos alunos. O trabalho realizado permitiu concluir, tal como no ano letivo anterior, que os alunos se mostraram motivados durante as aulas de leitura extensiva. Ficou também demonstrado que a leitura permitiu a aquisição de conhecimentos o que se repercutiu nas suas avaliações bem como aumentou o interesse pela leitura.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia