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Motivar para a participação oral : as apresentações PowerPoint e o vídeo nas au...

Autor(es): Silva, André Gil Escobar Teixeira e cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/64794

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Educação - Motivação; Língua estrangeira - Ensino; Comunicação oral


Descrição
A educação é o reflexo da evolução social e o ensino da língua estrangeira assume um papel cada vez mais determinante para o sucesso dos adultos de amanhã. O indivíduo deve estar preparado para os desafios da sociedade moderna, que exige uma abertura para o mundo e para os saberes comunicativos que permitam a sua integração eficaz. Uma sociedade cada vez mais “tecnológica” requer da escola e dos professores a constante atualização e adaptação face a inovações que potenciem o ensino da língua estrangeira e que poderão tornar a aprendizagem num processo mais interativo, atrativo e motivador para os aprendentes. No presente estudo, descreve-se a forma como se procurou incentivar e motivar os discentes a participar oralmente na língua-alvo através da utilização de dois meios audiovisuais – as apresentações PowerPoint e o vídeo. A integração e utilização destes meios em duas fases de estudo em concordância com as metodologias de ensino e a subsequente análise de resultados apontam para a potencialidade pedagógica desses meios. Apesar de condicionado pelo fator temporal e pelo contexto limitado de investigação, os resultados obtidos permitiram constatar que os meios audiovisuais potenciam não só a participação oral, como também a motivação intrínseca, o empenho e a redução da ansiedade dos aprendentes e, ao mesmo tempo, contribuem para a motivação do professor.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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