Detalhes do Documento

O conto como instrumento pedagógico na aula de português e de francês

Autor(es): Correia, Raquel Pinto cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/57053

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Língua portuguesa - Ensino; Língua francesa - Ensino


Descrição
O presente trabalho debruça-se sobre o conto, mais especificamente sobre a sua utilização pedagógica no processo de ensino-aprendizagem em alunos de Português e de Francês do Ensino Secundário. Graças à experiência enquanto ex-aluna e aos comentários dos alunos, constatei que o estudo do conto era limitado geralmente a sua leitura analítica e crítica e a uma atividade de expressão escrita, pondo de fora determinadas atividades potenciais para a abordagem pedagógica deste género narrativo. Este estudo proporciona uma abordagem pedagógica do conto através de atividades diversificadas e adequadas ao contexto de sala de aula e ao perfil dos alunos. No primeiro capitulo, faz-se uma contextualização teórica, na qual se analisa os Programas de Português e de Francês do Ensino Secundário e se aborda o modo narrativo, os géneros narrativos e a importância do estudo de textos literários para, de seguida, se refletir sobre a pertinência pedagógica do conto na sala de aula. No segundo capitulo, apresentam-se as condições pragmáticas, nomeadamente a contextualização da escola de estagio, a caracterização das turmas, as atividades realizadas e algumas propostas metodológicas a fim de melhorar a exploração do conto.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia