Autor(es):
Victor Hugo C. de Albuquerque
; João Manuel R. S. Tavares
; Paulo C. Cortez
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/56590
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Ciências tecnológicas
Descrição
Este trabalho apresenta uma abordagem computacional para classificação automática das microestruturas de um ferro fundido branco hipoeutético usando morfologia matemática binária. Tal abordagem assume especial importância porque os softwares comerciais não segmentam corretamente essas microestruturas, que são: cementita, perlita e ledeburita.
Para validar o algoritmo automático de segmentação proposto neste trabalho, são analisadas 30 amostras de ferro fundido branco hipoeutético, sendo binarizadas através de um limiar automático obtido usando o menor número de pixel em um histograma.
Os resultados obtidos são semelhantes aos da examinação visual humana, segmentando eficientemente a cementita, perlita e ledeburita separadamente, diferentemente dos sistemas comerciais, que classificam a perlita e a ledeburita com sendo uma única microestrutura.
Portanto, a abordagem computacional proposto neste trabalho, baseada nas técnicas da morfologia matemática com operações binárias, oferece aos estudantes, engenheiros, especialistas e outros da área das Ciências dos Materiais mais uma opção para uma análise microestrutural.