Detalhes do Documento

O desenvolvimento da compreensão leitora através do conto

Autor(es): Pinho, Sandra Raquel Neves cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/55673

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Língua portuguesa - Ensino; Língua espanhola - Ensino; Leitura - Ensino


Descrição
Este relatório final de estágio parte da ideia de que é possível desenvolver a compreensão leitora através do recurso ao texto narrativo e, em particular, ao conto. Considerando que a capacidade de compreender o texto escrito é cada vez mais um requisito para o sucesso numa sociedade profundamente alfabetizada, defendemos que as aulas de língua deverão proporcionar ao aluno o contacto com o material escrito e o conhecimento de métodos de leitura e de interpretação desse mesmo material. Fundamentando-nos teoricamente na importância do acto de ler, nos diferentes tipos de leitura e em várias teorias científicas sobre o processo de compreensão leitora, acreditamos que o uso de contos poderá ser um recurso importante nas aulas de língua. Deste modo, além de defendermos, ao longo do relatório, vários argumentos favoráveis à utilização de contos, também apresentamos propostas de actividades práticas, realizadas, em diversas turmas, ao longo da nossa prática docente, que comprovam a importância da utilização deste género narrativo nas aulas de língua.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia