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Avaliação da Qualidade do serviço de Alimentação num Jardim-de-Infância de Coim...

Autor(es): Galinha, Maria Inês dos Santos Guerra e Saraiva cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/54720

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Licenciatura em Ciências da Nutrição--Dissertações; Ciências da Nutrição--Tese de licenciatura; Áreas de estágio--Nutrição Clínica--Restauração e Alimentação Colectiva--Nutrição Comunitária (Saúde Pública)--Relatório de estágio--sessões de educação alimentar: Semáforo dos Alimentos, sessão dirigida a crianças, entre os 3 e os 6 anos de idade, do Jardim-de-infância da Maternidade Bissaya Barreto/ Associação Nacional de Intervenção Precoce, Coimbra.--sessões de educação alimentar: Alimentação saudável, sessão dirigida a educadoras de infância e auxiliares de acção educativa do Jardim-de-infância da Maternidade Bissaya Barreto/ Associação Nacional de Intervenção Precoce, Coimbra.--sessões de educação alimentar: Alimentação segura, sessão dirigida a educadoras de infância e auxiliares de acção educativa do Jardim-de-infância da Maternidade Bissaya Barreto/ Associação Nacional de Intervenção Precoce, Coimbra.--sessões de educação alimentar:A Nova Roda dos Alimentos, sessão dirigida a crianças, entre os 3 e os 6 anos de idade, do Jardim-de-infância da Maternidade Bissaya Barreto/ Associação Nacional de Intervenção Precoce, Coimbra.; Serviços de Alimentação; Qualidade dos Alimentos


Descrição
Resumo da tese: Introdução: A infância é uma das fases particularmente importantes da vida para o estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis, que podem permanecer por toda a vida adulta, e que aliados à prática da actividade física, promovem a saúde e que previnem a doença. Objectivos: O principal objectivo do trabalho de investigação foi a avaliação da qualidade do serviço de alimentação num Jardim-de-Infância de Coimbra. Metodologia: A metodologia do trabalho de investigação teve como base a aplicação do Sistema de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares (SPARE) que permitiu avaliar a qualidade das ementas e a adequação energética e nutricional das refeições escolares, bem como avaliar as condições hígiosanitárias e ambiente do refeitório do Jardim-de-Infância. Resultados: O plano de ementas foi considerado, de uma forma geral, "Aceitável", apesar dos domínios, "Carne, Pescado e Ovo", "Acompanhamento de Cereais, Derivados e Tubérculos" e "Acompanhamento de Hortícolas e Leguminosas" da avaliação qualitativa de ementas terem sido "Não Aceitável". As refeições do almoço foram consideradas não adequadas às necessidades energéticas e nutricionais das crianças, uma vez que foram hiperenergéticas e hiperproteicas. As condições hígio-sanitárias e ambiente do refeitório foram consideradas, de uma forma geral, "Aceitável", apesar do "Controlo de Higienização e de Pragas" e "Autocontrolo " ser "Não Aceitável". Thesis abstract: Introduction: The childhood is an important life period to establish healthy eating habits that usually last all life course and if associated to regular physical activity contribute to health status and avoid illness. Objectives: The main goal of this work was the evaluation of food service quality at a kindergarten in Coimbra. Methods: The methodology was supported on the use of the System of planning and evaluation of school menus that enabled the evaluation of menus quality, nutrient adequacy as well as the evaluation of sanitary conditions of the canteen. Results: Menu plan was considered in general "acceptable" in spite of the domains "meat, seafood and eggs", "cereals, derivatives and legumes" and "vegetables and pulses" were considered "not acceptable". Lunch nutritional content was considered inadequate when compared to nutritional recommendations, since they were hipercaloric and hiperproteic. Sanitary conditions of the canteen were considered "acceptable" in general terms, in spite of the item "pest control" and "self control" were classified as "not acceptable". Conclusions: Qualitative and quantitative evaluation of school menus allowed lead to the conclusion that technical sheets and menus must be adapted to real nutritional needs of children aiming to supply an adequate meal. Contém um relatório de estágio curricular realizado no Serviço de Alimentação do Hospital Pediátrico de Coimbra e Eurest Portugal no âmbito da licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O exemplar do relatório de estágio existe apenas em formato papel e está disponível para consulta na Biblioteca da FCNAUP Tese de licenciatura em Ciências da Nutrição apresentada à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
Editor(es) Rocha, Ada; Faria, Ana
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