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Estudo comparativo entre os alunos das escolas aderentes e não aderentes ao pro...

Autor(es): Pereira, Helena Filipa Marques cv logo 1

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/54498

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Licenciatura em Ciências da Nutrição--Dissertações; Ciências da Nutrição--Tese de licenciatura; Áreas de estágio--Nutrição Comunitária (Saúde Pública)--Restauração e Alimentação Colectiva--Educação Alimentar--Relatório de estágio; Alimentação Escolar; Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação


Descrição
Resumo da tese:Introdução: O aumento da obesidade em crianças e jovens verificado em Portugal a cada ano que passa, tem sido um tema muito discutido e de grande interesse na actualidade. O facto de que, as crianças e jovens passam grande parte do seu tempo na escola, faz com que esta, seja um local propício para a formação de nutrição e de informação ao nível da alimentação saudável. Por consequência o bufete escolar é um local importante para diversas estratégias de educação alimentar. A ''Rede de Bufetes Escolares Saudáveis" (RBES) é um projecto existente em algumas escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), cujo principal objectivo é aumentar o consumo de produtos saudáveis, nesta região. Objectivos: 1- Identificar o local e a proveniência das merendas dos alunos no período escolar; 2- Avaliar as preferências alimentares dos alunos, relativamente aos alimentos que constituem as merendas durante o período escolar; 3- Avaliar a opinião dos alunos relativamente ao bufete escolar, no que respeita a vários parâmetros que possam condicionar as escolhas alimentares. Métodos: A população alvo deste estudo é constituída por todos os alunos inscritos no 2° ciclo, 3° ciclo e Secundário, das escolas da RAM, incluindo o sector escolar público e privado, no ensino regular. A amostra seleccionada foi representativa para cada escola, sendo um total de 33 escolas. Foram avaliados 2619 alunos, sendo 1535 alunos da RBES e 1084 alunos não RBES. O inquérito entregue contém na sua maioria perguntas fechadas, às quais foi aplicado indirectamente a cada aluno. Recolheram-se dados socio-demógraficos e questões sobre alimentação no período das merendas na escola.Resultados: Verifica-se que dos alimentos servidos no bufete escolar, a maioria dos alunos preferem os alimentos saudáveis, ou seja, 67% dos alunos da RBES e 58,7% dos alunos não RBES. Thesis abstract: [não foi entregue] Contém um relatório de estágio curricular realizado no Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral, Brasil, e na Direcção-Geral de Educação da Região Autónoma da Madeira, no âmbito da licenciatura em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O exemplar do relatório de estágio existe apenas em formato papel e está disponível para consulta na Biblioteca da FCNAUP Tese de licenciatura em Ciências da Nutrição apresentada à Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
Editor(es) Graça, Pedro; Ornelas, Rita
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