Autor(es):
Francisco Paulo Marques de Oliveira
; João Manuel Ribeiro da Silva Tavares
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/43873
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Ciências Físicas; Física; Biofísica; Biomecânica
Descrição
O alinhamento de imagens, isto é, o processo de transformação de uma imagem de modo que as estruturas representadas nessa imagem passem a estar ajustadas às estruturas homólogas representadas numa segunda imagem, é uma área de grande investigação em Visão Computacional. Na área médica, por exemplo, o alinhamento de imagens tem aplicações no auxílio ao diagnóstico, na fusão de informação contida em imagens obtidas por diferentes modalidades de imagem, monitorização temporal de órgãos e patologias, em cirurgia assistida por computador, etc.
Na área da pedobarografia, o alinhamento de imagens é uma ferramenta relevante para clínicos e investigadores. Pois, após o adequado alinhamento computacional das imagens estáticas ou dinâmicas, tarefas como análise da distribuição da pressão plantar, comparação de imagens de um dado caso clínico com as imagens de casos previamente estudados, identificação automática de regiões, entre outras, ficam facilitadas e podem ser realizadas de forma automática.
Nesta apresentação serão introduzidas três metodologias computacionais automáticas de alinhamento de imagens de pedobarografia estática (alinhamento de um par de imagens) e uma metodologia de alinhamento de sequências de imagens de pedobarografia dinâmica (associadas a passadas completa). Nos ensaios realizados envolvendo imagens de diferentes pessoas e obtidas por distintos equipamentos de pedobarografia, as referidas metodologias, descritas a seguir de forma resumida, revelaram elevada precisão e robustez, além de extrema rapidez de execução.