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Avaliação de interfaces web de sítios noticiosos

Autor(es): Fernanda Pinto cv logo 1 ; Paula Oliveira cv logo 2 ; André Almeida cv logo 3 ; Bruno Giesteira cv logo 4 ; Sérgio Sobral Nunes cv logo 5

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/365

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Ciências sociais; Ciências da comunicação; Estudos sobre os media, Ciências sociais; Ciências da comunicação; Serviços de informação na Internet


Descrição
Este projecto teve como principal objectivo a caracterização, análise e avaliação do estado da arte das interfaces Web de sítios noticiosos portugueses e internacionais. Para tal, recorrendo a metodologias de análise tipicamente utilizadas nesta área, foi reunido um conjunto vasto de dados. Foram seleccionados 30 sítios Web (15 nacionais e 15 internacionais) e, para cada sítio, foi capturada a página de entrada e a página de uma das notícias em destaque em três resoluções distintas (800x600, 1042x768 e página completa). Para cada uma destas imagens foram registadas manualmente as dimensões das principais áreas (navegação, conteúdo, publicidade, auto-promoção, identidade, pesquisa, funcionalidade e área não usada). Usando a mesma amostra, foram realizados testes automáticos de acessibilidade. O objectivo destes testes foi realizar uma avaliação ao nível do cumprimento das recomendações publicadas pelo W3C nos sítios Web seleccionados e uma avaliação comparativa dos resultados obtidos. Finalmente, foram realizados testes de usabilidade com utilizadores reais que permitiram avaliar a forma como o utilizador se relaciona com estes sítios Web. A análise de todos os dados recolhidos permitiu retirar algumas ilações sobre o estado actual dos sítios Web noticiosos portugueses e internacionais. Apesar das diferenças, através deste estudo, foi possível verificar a existência de alguns padrões que mostram semelhanças entre os sítios noticiosos portugueses e estrangeiros. A medição de áreas permitiu perceber que, a seguir aos conteúdos, que ocupam a maior percentagem do espaço das páginas analisadas, é a publicidade que obtém um maior destaque. Os testes de acessibilidade mostraram que as páginas analisadas são, na globalidade, pouco acessíveis. Num índice de acessibilidade de 1 a 10, as páginas nacionais não ultrapassam os 4,4, sendo que a pontuação média nacional se encontra nos 2,8. Os sítios Web internacionais seguem a mesma tendência, apesar de, em média, apresentarem um índice de acessibilidade ligeiramente superior (3,4). Ao nível dos testes com utilizadores, e apesar de não existirem grandes discrepâncias nos resultados dos sítios Web nacionais e internacionais, as páginas internacionais exigem um maior número de cliques e tempos elevados de procura.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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