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Visualização 3D do movimento humano para aplicações em biomecânica

Autor(es): Tiago Soares cv logo 1 ; Jorge Manuel Gomes Barbosa cv logo 2 ; Miguel Velhote Correia cv logo 3

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/242

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Ciências tecnológicas; Engenharia; Engenharia de computadores


Descrição
Este artigo descreve o desenvolvimento de um sistema de visualização 3D do movimento humano, para uso em aplicações de biomecânica. O modelo humano é baseado em conjuntos esqueleto/malha poligonal e animação utilizando F.K.(forward kinematics). O movimento do modelo adapta-se aos dados reais previamente capturados. Para a descrição e implementação do movimento utilizou-se a biblioteca CAL3D, a qual a partir da descrição do esqueleto, de forma hierárquica, e ‘key frames’ com transformações geométricas relativas, determina o movimento contínuo do modelo. Para desenvolver um modelo realista 3D do ser humano utilizou-se os dados reais do projecto Make::Human e o programa de modelação e animação tridimensional blender. Foi também desenvolvido um sistema capaz de importar dados de electromiografia, de modo a representar a contracção muscular durante a visualização. A aplicação de teste foi a análise de marcha, embora o trabalho possa ser usado para outros tipos de movimento.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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