Detalhes do Documento

O itinerário simbólico em a Bolsa Amarela de Lygia Bojunga : Fantasiar para inc...

Autor(es): Cristófano, Sirlene de Lima Corrêa cv logo 1 ; Carneiro, Maria do Nascimento Oliveira cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/20377

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Literatura brasileira; Inclusão


Descrição
Esta pesquisa pretende abordar algumas questões que se prendem com a literatura infantil, no que ela tem de atraente e sugestivo, mas também mostrar que ela é susceptível de promover a inclusão social. Defacto, este tipo de literatura desperta a possibilida de no jovem leitor de fantasiar, actividade que lhe poderá permitir melhorar as suas potencialidades de inclusão social e afectiva, dada adiversidade de arquétipos e de símbolos que compõem este tipo de narrativa. Ela abre espaços par ao desenvolvimento e para a reflexão e dá “voz” às crianças socialmente excluídas. Este trabalho propõe - se investigar o modo como a literatura infanto-juvenil interfere no desenvolvimento do pensamento e da linguagem de seus leitores, particularmente a partir da interacção destes, com a obra de Lygia Bojunga Nunes. Nesta autora existe uma preocupação evidente com o crescimento e amadurecimento da criança já que questiona os modelos impostos, valoriza o indivíduo com as suas diferenças, possibilita o reconhecimento de si próprio, permite que estes e observa tal qual é, ou seja permite-lhe constituir-se para além das aparências. Estes aspectos tornam proveitosa a leitura destas obras literárias pois permitem ao jovem leitor descobrir-se e, ao mesmo tempo, descobrir o outro. A facilidade de Lygia Bojunga em dialogar directamente com o imaginário infantil torna-se evidente. Além do mais, ela respeita a perspectiva do leitor, estimula interessese, deste modo, a leitura age como trampolim para o autoconhecimento, de modo impulsionadora para um amadurecimento intelectual, ajudando ao desenvolvimento e à evolução psíquica da criança.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia