Detalhes do Documento

A publicidade em aulas de PLE : proposta de um modelo operativo

Autor(es): Carvalhosa, André Filipe Neves cv logo 1 ; Figueiredo, Olívia Maria cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/20114

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Competência comunicativa; Português língua estrangeira - Ensino; Texto publicitário


Descrição
O espaço de aula de Português, Língua Estrangeira (PLE), é um espaço que privilegia o ensino de um conjunto de competências quer gerais quere comunicativas da língua estrangeira (LE) que visa dotar o grupo aprendente da apropriação de estratégias que lhe possibilitem exercer a sua função social, enquanto actores que interagem e realizam tarefas sociais no meio sociocultural da língua-alvo que os rodeia. Tratando-se o espaço de ensino e aprendizagem de PLE de um verdadeiro palco heterogéneo, quanto à diversidade de indivíduos e de culturas presentes em aula, cabe ao professor de PLE adoptar um conjunto de estratégias pedagógico-didácticas que favoreçam o desenvolvimento de uma educação integral do aluno de PLE. Neste processo pedagógico-didáctico, esta dissertação destaca o estudo, em aulas de PLE, do texto publicitário. O objectivo da realização deste trabalho consiste, portanto, em demonstrar a exiquibilidade da escolha de um material didáctico como o texto publicitário, enquanto elemento de estudo que potencia a transmissão de um conjunto de competências comunicativas da LE que permite ao grupo aprendente comunicar em LE. A primeira parte deste estudo promove o enquadramento teórico que destaca o texto publicitário enquanto modelo de uso da LE, revelando-se um verdadeiro jogo de significantes e de significados, potencia uma leitura crítica e geradora de sentidos do aluno de PLE. Deste modo, assegura-se o ensino de um conjunto de competências comunicativas e culturais de LE. A segunda parte deste estudo assenta na proposta de um modelo operacional que viabilize o ensino de uma verdadeira competÊncia comunicativa cultural em PLE, através da proposta de um conjunto de actividades que promova a apropriação de destrezas de natureza comunicativa assentes em domínios como a compreensãoe produção quer oral quer escrita. (...)
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia