Detalhes do Documento

A motivação de adolescentes no contexto da aprendizagem : desenho de materiais

Autor(es): Silva, Anabela Gomes da cv logo 1 ; Duarte, Isabel Margarida cv logo 2 ; Santos, Paulo Jorge cv logo 3

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/20099

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Aprendizagem; Línguas - Ensino; Motivação


Descrição
Para melhor compreensão do tema deste relatório, atentemos no significado da palavra "motivação": "acto de despertar o interesse para algo; Processo que desencadeia uma actividade consciente; Apresentação de um centro de estudo que visa despertar o interesse e mobilizar a actividade do aluno". Da leitura dos significados consegui desenhar os principais objectivos deste relatório. Todo o percurso traçado visa descobrir formas de "despertar o interesse" dos alunos para a aprendizagem. Contudo para que o consigamos, é necessário ter em conta que se trata de um "processo" construtivo. Este "processo" é composto por uma série de recursos, actividades e estratégias que contribuam para a criação de um ambiente propício à aprendizagem. Há no entanto, diferentes actores que contribuem para o bom desempenho do aluno, como os pais, os professores e os psicólogos. Para além disso, ainda que cada um deles esteja a desempenhar muito o seu papel, não podemos esquecer que um aluno como ser humano, é um ser complexo e heterogéneo. Essa complexidade psicossociológica, inerente à nossa condição, poderá ser interseccionada pela etapa do desenvolvimento humano na qual estes alunos se encontram, neste caso, a dolescência. Deste modo, de forma a atenuar ou a converter o processo de motivação numa fase de positiva evolução, procurei reflectir sobre cada um dos actores intervenientes no processo educativo, bem como sobre a faixa etária dos alunos que foram contemplados neste relatório. A vertente deste trabalho, que configura um relatório crítico, é reveladora de uma análise directa enquanto professora estagiária, e como observadora no estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Martins Sarmento. Este estágio, feito tanto no ensino do Português como no do Espanhol, permitiu esboçar o presente relatório através da prática adquirida e das observações feitas. (...)
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia