Autor(es):
Gonçalves, Rita Isabel Correia Dourado Coelho
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/14662
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Assunto(s): Perceção; Literatura alemã - séc. 20 - Estudos críticos
Descrição
O olfacto é, dos cinco sentidos, aquele quenos permite percepcionar cheiros, agradáveis ou repulsivos, e atribuir-lhes um significado. O seu poder inigualável reside no modo como os odores no spodem afectar física, psicológica e socialmente. Ao longo do primeiro capítulo desta dissertação, procuraremos questionar esta afirmação, explanando o processo que subjaz à percepção olfactiva. Em seguida, apresentaremos as diferentes perspectivas científicas, filosóficas, psicológicas, sociais e históricas que influenciaram o modo como o olfacto, os cheiros e a percepção olfactiva foram tratados desde a Grécia Antiga aos nossos dias. A percepção olfactiva tem vindo a ser pouco retratada na literatura. É nossopropósito apresentar, no segundo capítulo deste trabalho, algumas razões para esse facto, focalizando a nossa atenção em obras literárias de autores alemães e procurando dar alguns exemplos de sensações olfactivas. Ao longo do terceiro capítulo, referiremos os espaços e as personagens intervenientes nesta obra, sempre com o recurso a sensações olfactivas. Procuraremos ainda demonstrar a importância de determinados cheiros no despertar de diferentes sensações e emoções e na evocação de recordações. No quarto e último capítulo, fixar-nos-emos na personagem principal, Jean-Baptiste Grenouille, descrevendo as suas características mais marcantes e enumerando as etapas da sua existência, analisando de que forma contribuíram para a génese da sua carreira criminosa. Evidenciaremos, também, as emoções e reacções provocadas pelas sensações olfactivas no protagonista, assim como o seu papel estruturante na obra.