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Abordagem da camada de ozono no Ensino Básico : Construção, aplicação e propost...

Autor(es): Tavares, Susana Cristina de Azevedo cv logo 1

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/10384

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto


Descrição
A principal finalidade deste estudo foi elaborar actividades de ensino inovadoras e facilitadoras da aprendizagem da problemática: "Diminuição da Espessura da Camada de Ozono". A recente revisão curricular introduz alterações substanciais à organização curricular, enfatizando a pertinência desta investigação. Este trabalho decorreu em três etapas essenciais. A primeira foi a pesquisa bibliográfica das ideias dos alunos em relação a esta problemática bem como a procura dos recursos para o ensino, existentes neste domínio. A segunda etapa centrou-se na elaboração de duas estratégias de ensino inovadoras, atendendo às concepções identificadas, com componentes significativas ora de actividades de laboratório, ora de interacção multimédia. A última fase do trabalho compreendeu a implementação destas estratégias com alunos do 7º ano do Ensino Básico e sua avaliação comparativa com uma outra estratégia de cariz mais teórico. Para avaliar a eficácia de qualquer uma destas estratégias usou-se um questionário elaborado para o efeito. Com alguma surpresa, não se notaram resultados significativamente diferentes nos três grupos actores da investigação. Este facto foi interpretado, avançando-se algumas hipóteses justificativas. Não obstante se tratarem de pequenos grupos de alunos, dos resultados extraíram-se conclusões, tiraram-se ilações e apontaram-se sugestões para futuros estudos. Dissertação de Mestrado em Química para o Ensino apresentada à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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