Detalhes do Documento

A aproximação entre os pais e o jardim de infância através das ciências: estudo...

Autor(es): Pato, Mafalda Sofia Roque Pelica cv logo 1

Data: 2013

Origem: Repositório Institucional do IPBeja

Assunto(s): Ensino das ciências; Atividades práticas/experimentais; Participação da família


Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da educação - especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013. Este estudo teve como principal objetivo identificar a importância da participação dos pais na vida dos filhos no pré-escolar. Para isso tivemos como preocupação arranjar um “veículo” de ligação entre o Jardim de Infância e a família. Essa ligação foi feita através das ciências experimentais. Trata-se de um projeto de investigação-ação no qual será utilizada uma metodologia de natureza qualitativa suportada por entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas a uma Educadora e à Coordenadora Pedagógica. Aos pais/familiares/encarregados de educação foram passados questionários para conhecer qual a sua participação no jardim-de-infância que os filhos frequentam. Os dados foram tratados através da análise de conteúdo e da estatística descritiva e os resultados obtidos serviram de base à construção de um projeto que salienta a importância da participação dos pais/família na vida escolar dos filhos /educandos e utiliza as ciências experimentais como elemento de ligação.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silveira, Margarida Rebelo dos Santos; André, Maria do Céu
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia