Document details

Leituras especiais para leitores especiais

Author(s): Gomes, Susana cv logo 1

Date: 2013

Origin: Repositório Institucional do IPBeja

Subject(s): Necessidades especiais; Literacia emergente; Mediação leitora; Igualdade de oportunidades


Description
Dissertação de mestrado em educação especial - domínio cognitivo e motor. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013. Com objetivo de promover a igualdade de acesso a material de leitura, de forma a potenciar a compreensão e motivação leitoras de alunos com dificuldades severas de comunicação, constituiu-se um projeto centrado nas questões da literacia emergente, junto de crianças e jovens com comunicação muito elementar a frequentar o 1.º e 2.º Ciclos. Com base na metodologia de investigação-ação, procedeu-se à adaptação de materiais (livros; imagens; objetos) de apoio às atividades académicas, disponíveis no Centro do Livro Infantil da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago e à adequação das estratégias às características do grupo. Apresentou-se depois o material de leitura inserido numa narrativa construída em “frases eixo” que se repetiam e enquadravam em temas musicais, que serviu de modelo para as docentes responsáveis pelo grupo, recriarem e construírem novos temas. Os dados recolhidos testemunham que a mediação leitora promove competências comunicacionais e cognitivas, mesmo em alunos com comunicação elementar e limitações motoras severas, comprovando que a chave para o sucesso em literacia reside na criação de oportunidades plurais de interação com materiais de leitura, significativos e relevantes para todos (Jane Braunger & Jan Patrícia Lewis, 2006:140).
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Espírito Santo, Adelaide
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU