Document details

As ciências experimentais no 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Santos, Isabel cv logo 1

Date: 2013

Origin: Repositório Institucional do IPBeja

Subject(s): Ensino das ciências experimentais; 1º Ciclo do ensino básico; Metodologia inquiry; Atividades inquiry


Description
Dissertação de mestrado em Ciências de educação - especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013. Com este estudo pretendeu-se analisar a implementação da metodologia Inquiry no ensino das Ciências Experimentais/realização de atividades no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal foram concebidas atividades Inquiry para a disciplina do Estudo do Meio. Estas foram implementadas numa sala de aula. Participaram neste estudo uma professora do 1ºciclo e 26 alunos de uma turma de 1º ano, de um Agrupamento de escolas. Utilizamos uma metodologia qualitativa (analisar a professora). Recorreu-se aos seguintes instrumentos de recolha de dados: notas de campo, observação e entrevistas. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados. Os resultados revelaram que o Inquiry permite planificar aulas em que a utilização da área curricular de Estudo do Meio serve de ponte para o estudo das outras áreas do currículo. Mostrou também que através da implementação das atividades Inquiry os alunos estão mais motivados e atentos e consequentemente as suas aprendizagens são mais efetivas porque esta metodologia faz-com que eles tenham de utilizar os seus saber e aplica-los no que estão a realizar, no que estão a aprender.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Espírito Santo, José; Silveira, Margarida
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU