Detalhes do Documento

A utilização dos materiais didácticos na área da matemática no 1º ciclo do ensi...

Autor(es): Silva, Raquel cv logo 1

Data: 2013

Origem: Repositório Institucional do IPBeja

Assunto(s): Matemática no 1ºciclo; Materiais didáticos; Ensino-aprendizagem da matemática


Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências de educação – especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2013. A presente investigação tem como propósito principal analisar o impacto no processo de ensino/aprendizagem, na área da matemática, da introdução de materiais didáticos não habitualmente utilizados numa turma do 2º ano do ensino básico, turma essa que foi atribuída à investigadora para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. Trata-se de um estudo de caso, com caraterísticas de investigação ação, na qual será utilizada uma metodologia fundamentalmente de caráter qualitativo. A análise e interpretação de dados foram feitas a partir de registos fotográficos, de reflexões diárias, de análise das fichas realizadas pelos alunos e pelos diálogos que foram surgindo durante a resolução dos exercícios. Todos os dados foram recolhidos no decorrer da Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico. Portanto foram escolhidos alguns materiais didáticos de forma a visualizar como os alunos aderem a determinado material didático, se facilitou a aprendizagem das tarefas que foram propostas e se sentiram algum tipo de dificuldade ao manusearem o material didático. Os alunos aderiram bastante bem aos materiais didáticos propostos em sala de aula, tendo-se verificado que os alunos compreendiam melhor os conceitos matemáticos, com a ajuda dos referidos materiais didáticos.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Espírito Santo, José; Azevedo, Maria Manuela
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia