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Projecto de intervenção: necessidades formativas dos cuidadores formais dos doe...

Autor(es): Gonçalves, Telma cv logo 1

Data: 2013

Origem: Repositório Institucional do IPBeja

Assunto(s): Cuidadores formais; Envelhecimento; Doença de Alzheimer; Desgaste; Formação de cuidadores


Descrição
Dissertação de mestrado em Psicogerontologia comunitária. Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação, 2013 A doença de Alzheimer continua a ser ainda uma doença desconhecida ou estranha da maioria das pessoas. O presente trabalho pretende conhecer melhor o contexto e os problemas relativos à Doença e ao Doente de Alzheimer. Em particular, procuraremos compreender o Cuidador Formal deste tipo de doentes que geralmente não tem o conhecimento suficiente sobre esta patologia, necessitando de mais formação a este nível. Neste estudo, pretende-se conhecer quais as maiores necessidades formativas existentes neste grupo de profissionais. Os participantes são 13 indivíduos , sendo que 8 são cuidadores formais e 5 profissionais que exercem a sua função na Mansão de São José – Quinta da Navarra um Lar só de mulheres com um ambiente tranquilizador. Os instrumentos utilizados foram Entrevistas Abertas e uma Escala de Sobrecarga de Zarit, previamente adaptada. Os dados recolhidos mostraram que na sua maioria, tanto cuidadores formais como especialistas, teriam muito pouco conhecimento sobre a Doença de Alzheimer, provando assim que têm uma enorme necessidade formativa. Em relação à Escala de Zarit ninguém apresentou qualquer tipo de Sobrecarga. Foi proposto um Projeto de Intervenção, designado de “Aprender para Agir e Cumprir” - Formar os Cuidadores Formais para com a Doença de Alzheimer, que visa o combate às necessidades formativas existentes na instituição.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Faria, Maria Cristina
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