Detalhes do Documento

A ludicidade no jardim de infância: estudo a apresentar no relatório final

Autor(es): Brito, Ana Isabel Mourato de cv logo 1

Data: 2012

Origem: Repositório Institucional do IPBeja

Assunto(s): Jardim de infância; Ludicidade; Jogo; Brinquedos; Aprendizagem


Descrição
Dissertação de mestrado na especialidade Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, orientada por Maria do Céu Lopes da Silva André, Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012. O presente estudo teve como objetivo analisar a relação do lúdico como facilitador das aprendizagens na sala de aula. A fim de alcançarmos estes objetivos e obtermos as informações e dados necessários, foram utilizados, um questionário semi - estruturado, que foram aplicados a encarregados de educação das crianças da valência de Educação Pré-escolar e uma entrevista a educadoras da mesma valência. Com a análise dos dados obtidos verificámos que o Lúdico é um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças. Os jogos que se utilizam, o tipo de brincadeiras usadas, os materiais utilizados, assim como a sua funcionalidade influenciam o desenvolvimento das crianças, na medida em que servem de meios facilitadores para as aprendizagens de novos conteúdos, sem estes sentirem a responsabilidade e a obrigação de o estarem a fazer. A partir do referido conclui-se que a maioria dos educadores auferem conhecimento sobre o tema, porém existe a necessidade nas salas do Jardim de Infância de uma maior conscientização no sentido de desmistificar o papel do “brincar”, que não é apenas um mero divertimento, mas sim objeto de imensa influência na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia