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O impacto da distância entre países na estratégia de marketing internacional: ...

Autor(es): Antunes, Isabel Cristina Martins cv logo 1 ; Barandas Karl, Hortênsia cv logo 2 ; Martins, Francisco Vitorino cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/123456789/4777

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Estratégia de marketing internacional; Distância entre países; Subsidiárias; Performance; Estudo de caso


Descrição
A natureza dinâmica do negócio internacional e os contextos diferenciados ditados pelas diferenças entre países, leva a que as empresas internacionais enfrentem o desafio de encontrar o equilíbrio entre estandardizar e adaptar a sua estratégia de marketing mix nos mercados externos de modo a terem sucesso. O propósito deste estudo é contribuir para a compreensão do modo como as empresas portuguesas desenvolvem a sua estratégia de marketing no mercado espanhol. A nossa investigação parte da análise do quadro teórico do modelo CAGE (Ghemawat, 2007) para avaliar as diferenças entre países e averiguar qual o seu impacto na estratégia de marketing das empresas subsidiárias. O nosso estudo é qualitativo e adota a metodologia de estudo de caso através da realização de entrevistas semiestruturadas em duas PME para alcançar uma melhor compreensão sobre o processo de formulação da estratégia de marketing internacional. Os nossos resultados indiciam que as dimensões de distância que têm maior influência na estratégia de marketing da empresa subsidiária no mercado espanhol são as dimensões culturais, administrativas e económicas, sendo a dimensão geográfica a menos relevante. As adaptações que se revelaram ser condições necessárias para o sucesso do negócio, consubstanciam-se na proposta de valor aos clientes através da marca, da diferenciação dos produtos,do design, do preço e da comunicação.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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