Author(s):
Lucas, Cátia
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/733
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Dor espinal; Factores de risco; Mecanismos da aprendizagem; Crianças em idade escolar; Prevalência; Spinal pain; Risk factors; Operating learning mechanisms; School age children; Prevalence
Description
A dor espinal em crianças e jovens constitui um problema cujas dimensões e
prevalência tem vindo aumentar nas últimas décadas. Esta problemática parece ser
tanto mais significativa se for tido em consideração que os episódios de dor espinal na
idade escolar se perpetuam e estão relacionados com os que acontecem na idade
adulta. Desta forma, os investigadores alertam para a necessidade de identificar
potenciais factores de risco para o desenvolvimento de dor espinal em crianças e
jovens de idade escolar.
Assim, o presente estudo pretende identificar qual a importância assumida pelo
contexto familiar na presença de queixas dolorosas espinais nas crianças em idade
escolar do concelho da Maia.
A amostra é constituída pelos pais de 1017 crianças do 1º ciclo do Ensino
Básico do Concelho da Maia que foram avaliadas relativamente à postura, numa fase
anterior do estudo. Desta população constituiu amostra 636 pais que concordaram
participar no estudo, tendo obtido resposta de 226, obtendo uma percentagem de
adesão de 35,5%. Para a obtenção dos dados qualitativos foi utilizado um método de
amostragem estratégica de forma a seleccionar dez pais representativos de todas as
categorias possíveis (pais com e sem dor e filhos com e sem dor). Esta amostra foi
seleccionada tendo em conta os dados obtidos no questionário Parental Pain e
Questionário de Bournemouth, sendo, posteriormente aplicado uma entrevista não
estruturada.
Os principais resultados obtidos permitiram concluir que o contexto tem uma
influência determinante na criança com dor. De acordo com os dados extraídos das
entrevistas, os comportamentos de manifestação de dor por parte das crianças podem
ser um reflexo de comportamentos apreendidos através da observação do
comportamento dos adultos e, consequentemente mimetizados, opinião esta
igualmente expressa por alguns dos pais. Mas nem sempre os pais apontam a
mimetização como causa para a dor referida pelos filhos, referindo igualmente o
transporte da mochila, as posturas assumidas no dia-a-dia, o mobiliário escolar e as
actividades de lazer realizadas pelas crianças. The spinal pain in children and youngsters is a problem whose dimensions and
prevalence have been increasing in the last decades. This issue seems to be more
significant if we consider that spinal pain episodes in school age perpetuate and are
related to the ones that occur in adult age. Therefore, the investigators are alerting to
the need of identifying potential risk factors to the development of spinal pain in school
age children and youngsters.
Thus, the current study aims at identifying which importance is assumed by the
familiar context upon the presence of painful spine complaints in school age children,
living in the Council of Maia.
The universe is set up by the parents of 1017 children from the 1st cycle of
Basic Education in the Council of Maia, who have been evaluated in what concerns
posture, in a former phase of the study. From this universe, were made sample 636
parents who have agreed to take part in the study, having answers been obtained from
226 of them, the percentage of adhesion being 35.5%. To obtain the qualitative figures
the method used was the one of strategic sampling, as to select 10 representative
parents of all the categories possible (parents with and without pain and children with
and without pain). This sample was selected bearing in mind the obtained figures in the
questionnaire Parental Pain e Questionnaire de Bournemouth, having later been
applied a non-structured interview.
The main results obtained led to the conclusion that the context has a
determinant influence in the child with pain. According to the data obtained from the
interviews, the children’s behaviors which are signs of pain, may have a reflex of
learned behaviors through the observation of adults’ behavior, and consequently,
imitated. This is also the opinion expressed by some of the parents. However, the
parents don’t always consider the imitation as the cause of the pain mentioned by the
children, they also refer the carrying of the backpack, the postures taken daily, the
school furniture and the leisure activities in which children take part.