Author(s):
Carmo, Maria da Conceição Melo da Silva Gomes do
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/637
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Internacionalização; Comércio internacional; Exportação; Export; Internationalization; International trade; International trade
Description
Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e
Administração do Porto para a obtenção do Grau de Mestre em
Empreendedorismo e Internacionalização O desenvolvimento da economia esteve sempre ligado aos intercâmbios comerciais
entre os povos, resultado da necessidade de suprimirem as suas carências. Com o aumento
crescente dos negócios internacionais, em mercados cada vez mais competitivos e exigentes, a
exportação assume, de forma preponderante, o primeiro passo como forma de
internacionalização.
Ao contrário do que aconteceu no passado, as empresas devem estar conscientes de
que o ingresso no atual mercado global comporta riscos e procedimentos técnicos elaborados,
pelo que não deve ser tratado como um acontecimento isolado de gestão empresarial.
Pretendemos com este trabalho, numa primeira fase, compreender o processo de
exportação e enquadrá-lo no atual estádio do comércio internacional, não descurando o
enquadramento da exportação no âmbito do direito aduaneiro. Depois, procurámos perceber
como as empresas portuguesas devem encarar este processo na sua estratégia de
internacionalização, pesquisando as competências que as organizações devem adquirir para
conseguirem exportar de forma competitiva no atual cenário de globalização.
O desenvolvimento da dissertação teve por base as referências bibliográficas indicadas,
complementado com entrevistas em empresas notoriamente implementadas em mercados
externos, a partir de um processo de internacionalização pela exportação.
A investigação permitiu-nos analisar as motivações das empresas para enveredarem
pela internacionalização, bem como os critérios de escolha dos destinos das exportações.
Cumulativamente, foi possível identificar os principais obstáculos à internacionalização das
empresas portuguesas.
Concluímos que as empresas que optam pela exportação como forma de se
internacionalizarem adquirem competências específicas que lhes permitem tornarem-se
competitivas no comércio internacional.
Os estudos realizados não permitiram, contudo, responder à segunda questão inicial
sobre se as medidas implementadas pelas Alfândegas potenciam as exportações. The economical development has always been connected to the commercial exchanges
between people, resulting from the necessity to suppress their needs. With the increasing
growth of international business, markets are becoming more and more competitive and
demanding. This is the result of current level of globalization of economical enterprises,
making export take, overwhelmingly, the first step as a form of internationalization.
Unlike what happened in the past, companies must be aware that the enrolment in the
current global market involves risks and elaborated technical procedures and should not be
treated as an isolated event of management business.
The aim of this work, initially, was to understand the export process and fit it in the
current stage of international trade, keeping in mind the framework of export under the
customs law. Then, we tried to understand how Portuguese companies should face this
process in their internationalization strategy, searching the skills that organizations must
acquire to be able to export competitively in the current scenario of globalization.
The development of the dissertation was based on the references listed,
complemented with interviews in well-known companies strongly implemented
internationally, from a process of internationalization by exportation.
The investigation allowed us to analyze the motivations of companies to become
international, as well as the criteria for the selection on the export destinations. Cumulatively,
it was possible to identify the main obstacles to the internationalization of Portuguese
companies.
We concluded that companies that choose exportation as a way to become
international acquire specific skills that enable them to become competitive in international
trade.
However, studies have failed to answer the second initial question about whether the
measures implemented by the Customs potentiate exports.