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O Impacto da comunicação de marketing no sucesso das organizações: caso de estu...

Autor(es): Cerqueira, Helena Isabel Salgado Ribeiro cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/632

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Assunto(s): Webmarketing; Imobiliário; Marketing; Internet; Marketing digital; Assessoria de administração; Digital Marketing


Descrição
Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do Grau de Mestre em Assessoria de Administração As tecnologias têm sendo introduzidas na sociedade há já alguns anos e causando um grande impacto na forma como as pessoas se relacionam e como as organizações interagem com os seus clientes. Evoluindo a partir de uma sociedade industrial, as técnicas e os procedimentos foram sendo aperfeiçoados ao longo dos anos e hoje vivemos uma era mais relacional, onde as empresas focam a sua atenção no cliente e nas suas necessidades para poder prosperar e onde os indivíduos interagem de forma espontânea com pessoas que não conhecem e que talvez nunca venham a conhecer. As tecnologias ligaram o mundo e a distância deixou de existir. Neste novo contexto tudo passou a ser global encontrando-se apenas ao alcance de um clique. Com a evolução do comportamento dos consumidores, as organizações tiveram que se adaptar e os profissionais de Marketing foram obrigados a encontrar novas metodologias num mundo digital, mais complexo, que veio introduzir novas e mais variadas ferramentas que possibilitaram um conhecimento mais amplo das necessidades e preferências dos consumidores. Para desenvolver o seu negócio, as empresas tiveram que aprender a conviver com os meios tradicionais e com os digitais que, em conjugação, vieram permitir uma comunicação mais eficaz junto das novas gerações de consumidores. Com este trabalho pretende-se averiguar o impacto das ferramentas de comunicação de Marketing tradicionais e digitais, bem como a sua influência no sucesso das organizações. Numa primeira fase procedeu-se a revisão das várias literaturas consultadas, a partir de livros, revistas técnicas, artigos científicos, websites relacionados com a área de Marketing e de Mediação Imobiliária e através de bases de dados, como a B-on, Emerald e o Google Académico, conjugando definições e conceitos associados ao Marketing e ao Internet Marketing. Na segunda parte apresenta-se um estudo de caso, onde são analisadas as ferramentas de comunicação online e offline utilizadas pela CBRE para promoção dos seus produtos e serviços. Para a elaboração deste trabalho procedeu-se, ao longo de 2011, à recolha de informação a partir de inquéritos realizados aos clientes que visitaram os stands de vendas e de informação recolhida na receção da empresa relativamente aos pedidos de informação e visita, elaborando-se no final uma análise dos resultados. Na última parte são apresentadas as conclusões retiradas do cruzamento da revisão da literatura com a informação obtida.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira
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