Autor(es):
Correia, Ana Maria Ramalho
; Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira
Data: 2003
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/562
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Estudantes adultos não tradicionais; Europa; Ensino ao longo da vida; Portugal; Questionários; Entrevistas; Ensino superior
Descrição
Artigo apresentado no V Congresso
deGaliza e Norte de Portugal de Formação para o Trabalho – “Necessidades de Formação e Desenho Curricular por
Competências”, Universidade de Compostela, 27-29 Novembro de 2003 As orientações políticas no sentido do desenvolvimento de uma sociedade baseada em conhecimento
colocou novas preocupações na agenda da União Europeia e dos governos dos vários países, uma vez que
para atingir tais objectivos são necessárias, não só infra-estruturas tecnológicas, mas também uma força
de trabalho com as capacidades e competências adequadas, forjadas numa educação/formação inicial bem
estruturada e, num processo contínuo de aprendizagem. Esta formação deverá estar disponível a todos os
cidadãos, incluindo aqueles a quem as várias circunstâncias da vida não permitiram o progresso através
de um percurso de educação formal.
Durante bastante tempo, as universidades foram dominadas por uma elite, sendo reduzido o número dos
que teriam oportunidade de a frequentarem. Contudo, nos últimos anos, esta situação alterou-se
radicalmente. As universidades abriram portas a um grande número de candidatos provenientes de,
grupos sociais, económicos, étnicos, ou outros,diversificados. Esta expansão permitiu que estudantes,
tradicionalmente excluídos, ou sub-representados no ensino superior, participassem no mesmo. Ao
mesmo tempo, verifica-se que instituições, originalmente concebidas e preparadas para acolher jovens
estudantes, são procuradas por estudantes adultos (EA) não tradicionais, sem que nalguns casos tivessem
a preocupação em perceber e adaptar-se às necessidades dos, assim chamados, “estudantes adultos não
tradicionais”. Na realidade, estes não devem ser considerados como uma categoria problemática, necessitando de um
tratamento especial devido às circunstâncias da sua origem muito diferenciada, e às diversidades de
estilos e necessidades em termos de abordagens pedagógicas, mas tão-somente como um grupo com uma
vitalidade e experiência suplementar, e que enriquece as instituições que frequentam.
O estudo das expectativas dos estudantes adultos, não tradicionais, bem como das suas principais
motivações para o ingresso, ou re-ingresso, no ensino superior, além das barreiras encontradas neste
processo, é crucial para informar os decisores políticos. Neste contexto, o projecto LIHE – Learning in
Higher Education [100703-CP-1-2002-1-UK-GRUNDTVIG-GI], desenvolvido por um consórcio de
instituições de sete países europeus – Alemanha, Espanha, Finlândia, Irlanda, Portugal, Reino Unido e
Suécia –, tem como objectivo contribuir para a melhoria da experiência e do ambiente proporcionado a
estudantes adultos-não tradicionais, no ensino superior, na Europa. Pretende, igualmente, promover a
aprendizagem ao longo da vida neste tipo de ensino, numa dimensão europeia, dando a conhecer, a todos
os envolvidos (decisores institucionais e governamentais), as necessidades de aprendizagem de adultos no
ensino superior.
Esta comunicação, após uma breve referência à necessidade de promover a aprendizagem ao longo da
vida, no Ensino Superior, como elemento chave na construção de uma Sociedade do Conhecimento,
apresentará os resultados preliminares alcançados, no âmbito do projecto LIHE, os quais decorrem da
análise de questionários e de entrevistas biográficas realizadas a alunos adultos no Ensino Superior em
Portugal, com o objectivo de conhecer as respectivas experiências individuais de aprendizagem. Como
trabalho futuro, serão realizadas entrevistas a docentes do Ensino Superior, com vista a identificar
modelos de boas práticas que contribuam para o ensino e aprendizagem de adultos no ensino superior, já
actualmente implementadas. Pretende-se, deste modo, identificar as melhores práticas presentemente
utilizadas a nível europeu, as expectativas dos estudantes e a forma como estas já se encontram a ser
acolhidas pelo sistema de Ensino Superior. Estes resultados constituirão uma base de informação essencial para apoiar as decisões de políticos e gestores de instituições que ensinam ou que preparam
adultos para o ensino superior.