Autor(es):
Correia, Ana Maria Ramalho
; Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/548
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Estudantes adultos não tradicionais; Portugal; Entrevistas; Questionários; Europa; Aprendizagem ao longo da vida; Ensino superior
Descrição
Artigo submetido à 6ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, 26-28 Outubro, ESTG, Bragança As orientações políticas no sentido do desenvolvimento de uma sociedade baseada em conhecimento colocaram novas preocupações na agenda da União Europeia e dos governos dos vários países, uma vez que para atingir tais objectivos são necessárias, não só infra-estruturas tecnológicas, mas também uma força de trabalho com as capacidades e competências adequadas, forjadas numa educação/formação inicial bem estruturada e, num processo contínuo de aprendizagem, disponível a todos os cidadãos, incluindo aqueles a quem as várias circunstâncias da vida não permitiram o progresso através de um percurso de educação formal. A massificação do ensino superior determinou que estas instituições acolhessem estudantes com percursos de aprendizagem não formal e informal2. No entanto, de forma genérica, estas instituições ainda não manifestam a preocupação de se adaptarem às necessidades destes novos públicos.
O estudo das expectativas dos estudantes adultos, não tradicionais, bem como das suas principais motivações para o ingresso, ou re-ingresso, no ensino superior, além das barreiras encontradas neste processo, foi o objectivo do projecto LIHE – Learning in Higher Education [100703-CP-1-2002-1-UK-GRUNDTVIG-GI].
Esta comunicação, após uma breve referência à necessidade de promover a aprendizagem ao longo da vida, no Ensino Superior, como elemento chave na construção de uma Sociedade do Conhecimento, apresentará alguns dos resultados sobre a identificação de boas práticas para uma melhor integração dos estudantes adultos não tradicionais, no ensino superior.