Autor(es):
Esteves, Anabela Monteiro Aguilar
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/5064
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Professores; Engagement; Burnout; Teachers; Profesores
Descrição
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico do Porto para obtenção
do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de
Empresas.
Inclui as sugestões do Jurí
Orientada por Prof.ª Doutora Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da Costa Um pouco por todo o mundo, investigadores começaram a dar importância a fenómenos
psicológicos como o burnout e o engagement. Inicialmente, os estudos centraram-se nas
profissões que envolviam uma relação assistencial ou de ajuda, como no caso dos médicos,
enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Contudo, não tardou que estes fenómenos
pudessem estar presentes na profissão de professores de uma forma muito significativa. O
exercício da docência é, sobretudo nos nossos dias, uma das profissões mais sujeitas a elevados
níveis de stress. Nesta situação, existem professores que conseguem adaptar-se às dificuldades
que o exercício da sua atividade profissional lhes coloca, tornando-se profissionais engaged,
outros há que vivenciam o burnout por dificuldade em se adaptar à sua atividade profissional. O
presente estudo tem como principal objetivo avaliar a relação entre o burnout e o engagement e, a
relação destes conceitos com as diferentes variáveis sociodemográficas e socioprofissionais. O
estudo realizado é de âmbito quantitativo, tendo sido utilizado um inquérito por questionário
organizado por três secções: a primeira secção diz respeito aos dados demográficos e
profissionais dos indivíduos; a segunda secção é respeitante à avaliação do burnout (Maslach
Burnout Inventory – Educators Survey (MBI – ES –; Maslach & Jackson, 1981) e, a terceira secção
referente à avaliação do engagement (Utrecht Work Engagement Scale; Schaufeli & Bakker,
2004), já validados para a português. A amostra é constituída por 154 docentes do ensino superior
público português. A amostra é constituída por 57 % indivíduos do sexo feminino e 44% do sexo
masculino, com idade média de 44 anos, sendo 71% casados / união de facto. Os resultados
obtidos indicaram a não existência de resultados estatisticamente significativos na relação do
burnout e engagement com as variáveis demográficas e profissionais, com exceção do estado civil
na relação com o burnout. All over the world, researchers have begun to attach importance to psychological phenomena such
as burnout and engagement. Initially studies focused on professions involving a relationship
assistance or help, as in the case of doctors, nurses, psychologists, social workers. However, not
long that these phenomena could be present in the profession of teachers in a very significant way.
The practice of teaching is, especially in our days one of the professions most subject to high levels
of stress. In this situation, there are teachers who can adapt to the difficulties that the exercise of
their professional activity puts them to become engaged professionals, there are others who
experience burnout by difficulty adapting to their professional activity. The present study aims to
evaluate the relationship between burnout and engagement, and the relationship of these concepts
with different sociodemographic and socioprofessional. The study is quantitative in scope, having
been used a questionnaire survey organized by three sections: the first section relates to the
demographic and professional individuals, the second section concerns the assessment of burnout
(Maslach Burnout Inventory - Educators Survey (MBI - ES - ; Maslach & Jackson, 1981), and the
third section on evaluation of engagement (Utrecht Work Engagement Scale; Schaufeli & Bakker,
2004), already validated for the Portuguese. The sample consisted of 154 teachers of portuguese
public higher education. The sample consists of 57 % females and 44 % males, mean age 44
years, 71 % married / unmarried. The results indicate the absence of statistically significant results
in the relation of burnout and engagement with the demographic and professional variables, with
the exception of marital status in relation to burnout. En todo el mundo, los investigadores han comenzado a dar mucha importancia a los fenómenos
psicológicos como burnout y el engagement. Inicialmente los estudios se centraron en las
profesiones que implican una relación de asistencia o ayuda, como en el caso de los médicos,
enfermeras, psicólogos, trabajadores sociales. Sin embargo, no hace mucho tiempo que estos
fenómenos podrían estar presentes en la profesión de maestros de una manera muy significativa.
La práctica de la enseñanza es, sobre todo en nuestros días una de las profesiones más sujetas a
altos niveles de estrés. En esta situación, hay profesores que puedan adaptarse a las dificultades
que el ejercicio de su actividad profesional los pone a convertirse en profesionales que trabajan,
hay otros que sufren de agotamiento por dificultades para adaptarse a su actividad profesional. El
presente estudio tiene como objetivo evaluar la relación entre burnout y el compromiso, y la
relación de estos conceptos con diferentes variables sociodemográficas y socio- profesional. El
estudio es de tipo cuantitativo en su alcance , después de haber sido utilizado un cuestionario
organizado en tres secciones: la primera sección se refiere a los individuos demográficos y
profesional , la segunda sección se refiere a la evaluación del desgaste profesional ( Maslach
Burnout Inventory - Encuesta de Educadores ( MBI - ES - ; Maslach y Jackson,1981) , y la tercera
sección en la evaluación de la participación (Escala Utrecht Work Engagement; Schaufeli y
Bakker, 2004), ya validados por los portugueses. La muestra estuvo conformada por 154 docentes
de la educación superior pública portuguesa. La muestra se compone de 57 % de mujeres y 44 %
varones, edad media 44 años, 71 % casados / solteros. Los resultados indican la ausencia de
resultados estadísticamente significativos en la relación del burnout y el compromiso con las
variables demográficas y profesionales, con la excepción del estado civil en relación con el
agotamiento.