Author(s):
Silva, Maria do Carmo
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/4521
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Desenvolvimento emocional; Processo de validação de escala; Gestão de recursos humanos; Coaching; Desarrollo emocional; Proceso de validación de escala; Gestión de recursos humanos; Emotional development; Process of scale validation; Human resources management
Description
O tema da inteligência emocional tem vindo a ganhar protagonismo no plano pessoal, organizacional
e societário. A emocionalidade e a racionalidade devem ser ambas consideradas e valorizadas de
forma equilibrada.
Este estudo teve como amostra 507 enfermeiros a trabalhar em organizações do ramo da saúde.
Estes profissionais têm uma tarefa complexa, uma vez que lidam diariamente com pessoas, que
devido à sua situação de saúde fragilizada, estão mais vulneráveis e com o seu estado emocional
mais alterado, o que remete para a necessidade de avaliar o desenvolvimento emocional dos
mesmos.
Definimos como objetivo geral contribuir para um maior conhecimento empírico sobre o
desenvolvimento emocional em adultos. Os objetivos específicos são: a tradução e validação do
questionário de desenvolvimento emocional em adultos (QDE_A) de Pérez-Escoda, Bisquerra, Filella
e Soldevila (2010), adaptado à situação portuguesa, em enfermeiros; e a avaliação do
desenvolvimento emocional dos mesmos.
No que respeita à metodologia, o estudo é de carácter quantitativo, descritivo, exploratório e
inferencial. Numa amostra de 507 enfermeiros, de duas regiões com caraterísticas socioeconómicas
distintas, foi aplicado o QDE_A.A validação do mesmo foi concretizada através de uma análise fatorial
exploratória e de uma análise fatorial confirmatória (CFA).
Como objetivado foi conseguida a validação do QDE_A, tendo sido obtido um modelo constituído por
cinco dimensões do desenvolvimento emocional, muito aproximado ao modelo proposto por Goleman
(1995), sendo, assim, possível a sua utilização em investigações futuras e em intervenções na área da
gestão dos recursos humanos e coaching. Relativamente ao objetivo de estudo, sobre o
desenvolvimento emocional dos enfermeiros, verificámos que estes possuem níveis médios a
elevados de desenvolvimento emocional global e que, dentro das dimensões, a auto motivação e a
gestão das emoções são as mais evidenciadas, tendo em vista o incremento do desenvolvimento da
inteligência emocional destes profissionais. Hoy en día, el tema de la inteligencia emocional ha ganado importancia en el plan personal,
organizacional y societario. La emoción y la razón deben ser al mismo tiempo consideradas y
valoradas de manera equilibrada.
Este estudio tuvo una muestra de 507 enfermeros que trabajan en las organizaciones dedicadas a la
salud. Estos profesionales tienen una tarea compleja, una vez que trabajan a diario con personas, que
por su salud debilitada, están más vulnerables y con su estado emocional alterado, lo que presupone
un desarrollo emocional de estos profesionales.
El objetivo general es contribuir un mayor conocimiento empírico sobre el desarrollo emocional de los
adultos. Los objetivos específicos son: la traducción y validación de la encuesta sobre desarrollo
emocional de adultos (QDE_A) de Pérez-Escoda, Bisquerra, Filella, y Soldevila, (2010), que ha sido
traducido y adaptado a la realidad portuguesa, en enfermeros; y la evaluación del desarrollo
emocional de dichos enfermeros.
Con respecto al método, el estudio tiene carácter cuantitativo, descriptivo, exploratorio y deductivo. En
una muestra de 507 enfermeros de dos regiones con características socioeconómicas distintas, fue
aplicado el QDE_A. Su validación fue concretizada a través de una análisis factorial exploratoria y de
una análisis factorial confirmatoria (CFA).
De acuerdo con el objetivo, se logró la validación del QDE_A, que resultó en un modelo de cinco
dimensiones de desarrollo emocional muy próximo al modelo propuesto por Goleman (1995), con la
posibilidad de utilizarlo en investigaciones futuras en el ámbito de los recursos humanos y coaching.
Con relación al objetivo de estudio del desarrollo emocional de los enfermeros, observamos que ellos
poseen niveles medios o elevados de desarrollo emocional, y que, dentro de las dimensiones, el auto
motivación y la gestión de las emociones son las que más se destacan, con vista al incremento del
desarrollo de la inteligencia emocional de estos profesionales. The issue of emotional intelligence has become important from a personal, organizational and social
perspective. Emotion and reason must be both considered and evaluated evenly.
This study was based in a sample of 507 nurses that work in health care institutions. They have a hard
task because they work day after day with persons that are vulnerable and emotionally stressed as
they are sick, so this situation involves an emotional growth of these professionals.
The general objective is to contribute to increase the empirical knowledge about the emotional
development in adults. The specific objectives are: the translation and validation of the emotional
development in adults scale (QDE_A) Perez-Escoda, Bisquerra, Soldevila and Filella (2010), that have
been adjusted to portuguese population, in nursing staff; and the study of the emotional development
among these professionals.
Concerning method, this study is quantitative, descriptive, exploratory and deductive. In a sample of
507 male and female nurses working in two different areas from a social and economic view, it was
used QDE_A. Its validation was achieved through two kind of analysis based on facts, one was
exploratory and the other was confirmatory (CFA).
The aim was succeed, and the validation of QDE_A led to a five dimensions model of emotional
development, very similar to the one that Goleman (1995) proposes, which can be used in further
investigations in the extent of human resources and coaching. Concerning the object of study, that is
the emotional development of nursing staff, we found out that they have medium to high levels, and
also self-motivation and emotional management are the qualities most detached, with a view to the
development of emotional intelligence in these professionals.