Autor(es):
Oliveira, Ana Luísa Queirós
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/3878
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Criança; Educador de infância; Competências profissionais; Educação de infância; Children; Kindergarten teacher; Professional skills; Childhood education
Descrição
Mestrado em Educação Pré-Escolar No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar apresenta-se este relatório, onde se realiza uma
abordagem reflexiva acerca da ação educativa praticada no contexto de educação em creche e
educação pré-escolar. Assim, este perspetiva a utilização de quadros teóricos e práticas educativas
participativas e democráticas, que envolveram os diferentes intervenientes do processo educativo, e
acima de tudo onde as vozes das crianças foram escutadas.
Desta forma, adotando o paradigma construtivista e apoiando-se em várias perspetivas
pedagógicas, tanto em creche como em educação pré-escolar, o relatório de estágio apresenta como
principal objetivo a comunicação sobre a prática profissional levada a cabo pela mestranda. É,
também, no presente relatório que, à mestranda, lhe é dada a possibilidade de expressar as suas
aprendizagens ao longo do último período letivo, bem como refletir acerca das mesmas e do modo
como influenciaram a sua prática profissional, podendo-se concluir que este lhe permitiu desenvolver
competências profissionais, potenciando a evolução enquanto pessoa e enquanto futura profissional
em educação de infância.
Tomando as aprendizagens realizadas em consideração, é possível afirmar que um educador de
infância, de modo a intervir de forma fundamentada, deve considerar as caraterísticas do seu grupo,
agindo em conformidade sobre as necessidades e interesses das crianças. Para que tal aconteça,
importa que mantenha um olhar atento, observe diretamente e se questione sobre a realidade,
construindo hipóteses explicativas. Deste modo, torna-se fulcral avaliar consequente e
progressivamente a sua ação, de modo a adaptar e permitir uma flexibilização na tomada de opções
em prol do grupo. Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Within the “Educação Pré-Escolar” master’s degree, we present this report, where a reflexive
approach on the educational action being practiced inside the context of kindergarten education as
well as “preschooling” education is scrutinized. Being so, this report outlooks the use of theory
boards and democratic participatory educational practices, that have involved the different
stakeholders of the educational process, and above all, the children’s voices have been heard.
This way, by adopting the constructivist pattern and relying on multiple educational perspectives,
as much in kindergarten as well as in preschool, the internship report presents as a main goal the
communication of the graduate student on the professional practice. It is also, in the present report
that, the graduate student is given the opportunity to express her learned skills over the last academic
year, as well as meditating about those said skills and how they have influenced her professional
practice, when we can conclude that this has allowed her to develop other new professional skills,
enhancing her evolution as a person, and also as a future professional kindergarten teacher.
Taking all the achieved learning into account, it is possible to state that a kindergarten teacher, in
order to justifiably intervene, must take into account their groups characteristics, and act accordingly
to the needs and interests of the children. In order for that to happen, it is important to keep a keen
eye, observe directly and make questions about the reality, by building explanatory hypotheses. This
way, it is a “must” to evaluate constantly and gradually their actions, so we can adopt and allow
some flexibility on the making of choices for the group.