Author(s):
Pereira, Tânia Raquel Silva
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/3874
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Day care; Supervised teaching practice; Child; Preschool; Creche; Criança; Prática pedagógica supervisionada; Pré-escolar
Description
Mestrado em Educação Pré-Escolar Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de
Mestre em Educação Pré-Escolar. O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular (uc) Prática
Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior
de Educação do Porto, durante o ano letivo 2012/2013 em contexto de creche e pré-escolar.
A Prática Pedagógica Supervisionada realizou-se na creche e pré-escolar de Pedrouços e
teve como principais objetivos o desenvolvimento de competências profissionais inerentes ao
perfil de desempenho do Educador de Infância, nomeadas e definidas no Decreto- Lei nº
241/2001.
Assim, este relatório apresenta a seguinte organização, o primeiro capítulo deste
documento consiste no enquadramento teórico e legal que a mestranda se baseou ao longo de
todo o seu processo de formação. No segundo capítulo é feita uma caracterização geral da
instituição onde se desenvolveu a prática pedagógica da mestranda, nos contextos de creche e
pré-escolar. No último capítulo, será apresentado uma descrição e análise das atividades
desenvolvidas e dos resultados obtidos, no contexto de creche bem como, no contexto de préescolar.
É de salientar a importância da metodologia de investigação-ação utilizada pela
formanda, bem como a componente colaborativa do processo formativo (trabalho em díade) e a
perspetiva reflexiva sempre presente nos encontros de supervisão, assim como nos momentos
mais formais de planificação com as Educadoras Cooperantes.
O relatório de estágio finda com uma reflexão final, sendo esta uma síntese integradora
das potencialidades e constrangimentos sentidos, tendo em conta todo o processo desenvolvido
pela formanda. This internship report was conducted as part of the course Supervised Teaching Practice
of the Masters' Degree in Pre-School Education, in Escola Superior de Educação do Porto,
during the school year 2012/2013 in day care and pre-school context.
The Supervised Teaching Practice was held in Pedrouços daycare and preschool and had
as main objective the development of professional skills inherent on the performance profiling of
the Childhood Educator, named and defined in Decree-Law No. 241/2001.
Thus, the report has the following presentation, first chapter consists on the theoretical
and legal framework that the graduate student was based throughout the training process. On the
second chapter is made a general characterization of the institution where the training process
took place, both the day care center and the kindergarten. In the last chapter, it is presented a
description and analysis of the developed activities and obtained results, both kindergarten and
day care context.
It is to emphasize the importance of action-research methodology used by the trainee as
well as the collaborative component of the training process (work in dyad) and reflective
perspective always present in supervision meetings, as in the more formal planning meetings
with the Cooperating Educators.
The internship report ends with a final reflection, which is a synthesis that integrates the
potentialities and embarrassments felt, taking into account the whole process developed by the
trainee.
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro