Autor(es):
Neto, Sónia Edite Rodrigues
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/3873
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Creche; Pré-escolar; Criança ativa; Investigação-ação; Day care center; Preschool; Active child; Action research
Descrição
O relatório de estágio de qualificação profissional desenvolveu-se no âmbito da Unidade
Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-
Escolar, nos contextos de creche e pré-escolar. Esta integração implicou a mestranda numa
atitude investigativa, traduzida no aprofundamento dos referenciais teóricos abordados na
referida UC, que permitiu desenvolver uma atitude indagadora e reflexiva, de modo a aliar
saberes teóricos à prática e mobilizá-los em contexto.
Efetivando a sua prática pedagógica através da observação, recolha de dados, análise
sistemática da ação e reflexão crítica permanente, apoiou-se na metodologia de investigaçãoação,
que segundo Elliot (1991) constitui um processo reflexivo, que envolve a mudança de
teorias e práticas, permitindo ligar a autoavaliação ao desenvolvimento profissional.
A prática pedagógica revista neste documento parte da convicção da mestranda relativamente
à importância da observação, na mesma perspetiva de Gonçalves (2006): “se soubermos
observar, saberemos compreender, se soubermos compreender, saberemos intervir e se
soubermos intervir, saberemos melhorar, estaremos a conferir ao exercício de observação e
análise da relação educativa o seu verdadeiro estatuto de instrumento de desenvolvimento
pessoal/profissional do formando” (p.72).
Foi assim que a mestranda solidificou a construção da sua imagem de criança, encarando-a
como ativa e competente, almejando que essa visão se refletisse nas suas planificações, que
identificavam necessidades e interesses das crianças, e consequentemente na sua ação.
A co construção de saberes e a cooperação assumiram particular relevância no processo de
formação e desenvolvimento profissional, proporcionado pelos intervenientes no contexto
educativo: par de formação, educadoras, supervisora, pais e comunidade. Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau Mestre em Educação Pré-Escolar. The report of professional qualification internship has been developed in the scope of the
Course Unit (CU) of the Supervised Pedagogical Practice, being part of the master’s degree of
Preschool Education, in the areas of day care center and preschool. This integration involved the
graduating student in an investigative attitude, resulting in the deepening of the theoretical
references studied in the CU, which allowed to develop an inquiring and reflexive attitude, in
order to ally the theoretical knowledge to the practice and mobilize them in context.
By making her practice through observation, data collection, action´s systematic analysis and
permanent critical reflection, she based on the action research methodology, which according to
Elliot (1991) consists in a reflexive process that involves change in theories and practices,
allowing to link self-assessment to the professional development.
The pedagogical practice reviewed in this document still starts on the graduating student’s
conviction regarding observation’s importance, from the perspective of Gonçalves (2006): “if we
can watch, we will know how to understand, if we can understand, we will know how to
interfere and if we can interfere, we will know how improve, we will grant to the exercise of
observation and educational relationship analysis its true status of the graduating student’s
personal/professional development tool” ( p.72).
It was, in this way, that the graduating student was setting the construction of its image of a
child, facing it as active and capable, craving that that vision would reflect on its planning, which
identify needs and interests of children, and thereafter on its action.
Co-construction of knowledge and cooperation took on great relevance in the formative
process and professional development afforded by the parts in the educational context: formative
pair, governesses, supervisor, parents and community.