Author(s):
Coelho, Telma Isabel Alves Cabral
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/3864
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Educação pré-escolar; Investigação-ação; Desenvolvimento profissional; Aprendizagem ao longo da vida; Reflexão; Research-action; Professional development; Reflection; Lifelong learning
Description
Mestrado em Educação Pré-Escolar No âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada integrada no
ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi elaborado o presente relatório de
qualificação profissional, com o objetivo essencial de ilustrar o processo de desenvolvimento e
construção de um perfil de desempenho profissional.
Desta forma, importa referir a metodologia de investigação-ação, na medida em que esta
permitiu à estagiária desenvolver uma prática pedagógica reflexiva e investigativa,
proporcionando-lhe o desenvolvimento de atitudes indagadoras e críticas, a partir da
problematização da sua ação. Assim, a partir dos processos que integram esta metodologia
investigativa: observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, foi possível a construção de
um perfil de desempenho profissional. Estes processos foram utilizados como estratégias
formativas no desenvolvimento de competências sendo relevante referir que estes contaram,
ainda, com a colaboração de vários intervenientes, nomeadamente, do par pedagógico, da
orientadora cooperante e, ainda, da supervisora institucional. Foi, também, no âmbito da prática
desenvolvida em contextos educativos, nomeadamente, de creche e de educação pré-escolar, que
a estagiária pode desenvolver competências ao nível da articulação entre os saberes teóricos e a
sua ação educativa.
Indo ao encontro de um dos objetivos definidos na ficha curricular da UC, no seu processo de
evolução, ao longo do ano, a estagiária consolidou de forma fundamentada e reflexiva as suas
competências profissionais e pessoais, tendo ainda, a consciência de que o seu processo de
desenvolvimento não acaba aqui, na medida em que esta pretende continuar a investir na sua
formação valorizando, assim, o “princípio de aprendizagem ao longo da vida” (Ribeiro &
Araújo, 2012-2013:5). In the context of the Curricular Unit (CU) of Supervised Pedagogic Practice, part of the
curriculum of the Master in Preschool Education, this report has been prepared for professional
qualification, with the ultimate goal of illustrating the process of developing and building a
professional profile.
Thus, it should be noted the methodology of research action, which allowed the student to
develop a reflective and investigative teaching practice, favoring the development of a critical
and inquiring attitude, from the questioning of her own action. It were the processes that take
part in this research methodology: observation, planning, action, evaluation and reflection, that
made it possible to construct a professional profile. These processes were used as training
strategies in the development of skills and it is relevant to note that there were various
participants collaborating throughout the process, including the pedagogical pair, the cooperating
teacher and also the institutional supervisor. It was also within the scope of practice developed in
educational contexts of nursery and preschool education that the trainee could develop skills in
articulation between theoretical knowledge and its educational activities.
According to one of the objectives defined in the syllabus of the Curricular Unit, during her
development process, throughout the year, the student, groundedly and reflexively, consolidated
her professional and personal skills, and also the awareness that this development does not end
here, as the student intends to continue to invest in enhancing her own learning, by the "principle
of lifelong learning" (Ribeiro & Araújo, 2012-2013:5).