Author(s):
Augusto, Maria de Jesus Gomes
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/3214
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Sociedade de informação; Polícia de Segurança Pública; Literacia de informação; Informação; Information literacy information; Public Security Police; Information society
Description
Orientadora: Doutora Anabela Mesquita Teixeira Sarmento A necessidade de Literacia de Informação não é recente, embora só há pouco tempo tenha
sido objecto de estudo e análise.
Segundo Bruce (1999), a literacia de informação, amplamente definida como a capacidade
de reconhecer as necessidades de informação; de identificar, avaliar e utilizar informações
de forma eficaz; tem sido, há já alguns anos, uma preocupação crescente. Comprovando
este facto e tendência, verifica-se a necessidade cada vez maior de se contratar
funcionários com mais formação, mais conhecimento e altamente qualificados, incluindo
serem literados em informação. À medida que as tecnologias da informação se tornam
mais transparentes e fáceis de utilizar, é provável que façamos perguntas sobre como estão
realmente as pessoas a interagir e a usar a informação que a tecnologia disponibiliza.
Adicionalmente, estas pessoas, para além de terem de saber realizar uma pesquisa, de
serem capazes de tomar decisões e resolver problemas, também têm de ser capazes de lidar
com a informação como algo fundamental. Isso envolve o desenvolvimento do pensamento
crítico, a consciência da ética pessoal e profissional, avaliação, informação, idealização das
necessidades de informação, organização de informação, interacção com profissionais de
informação e uso efectivo da informação. São estes processos baseados em informações
que são cruciais para o carácter de organizações e que precisam de ser apoiados pela
mesma.
Esta dissertação aborda os benefícios e as dificuldades a serem ultrapassadas para se ser
literado em informação. Discute-se a relevância da literacia de informação para o
desempenho das organizações, e defende-se que, quando implementada conduz a
melhorias significativas em toda a estrutura organizacional.
Esta investigação assentou em pesquisa bibliográfica, tendo como incidência o recurso a
livros, revistas científicas, artigos científicos e a algumas bases de dados, como a B-On,
Recapp, IsiWebofKnowledge e Google Académico.
A parte empírica consistiu na realização de um estudo de caso com dados recolhidos
através de inquérito realizado a sessenta e três profissionais da PSP a laborar numa esquadra do Comando Metropolitano do Porto. De seguida, analisaram-se os resultados
obtidos que foram cruzados com a informação recolhida durante a revisão bibliográfica.
Com o estudo realizado pretendemos alertar as organizações, nomeadamente a instituição
PSP para as vantagens que podem advir da conciliação dos referenciais da literacia de
informação com as novas realidades económicas e sociais. The need for Information Literacy is not new although only recently has been the subject
of study and analysis.
According to Bruce (1999), information literacy, broadly defined as the ability to recognize
information needs, to identify, evaluate and use information effectively, has been, for some
years now, a growing concern. Proving this fact and trend, there is a growing need to hire
employees with more education, more knowledge and highly skilled, including being
literate in information. As information technology becomes more transparent and easier to
use, it is likely that we make some questions about how are people really interacting and
using the information that technology provides. Additionally, these users must be able to
do research, decision making and problem solving, and be able to deal with the information
as something fundamental. This involves critical thinking, awareness of personal and
professional ethics, evaluation, information, idealization of information needs, organizing
information, interaction with professional information and effective use of information.
These processes are based on information that is crucial to the nature of organizations and
that need to be supported by it.
This thesis aims to address the benefits and difficulties to overcoming being literate in
information. We will discuss relevance of information literacy to the performance of
organizations and that, we will try to evidence that when implemented brings significant
improvements to the entire organizational structure.
This research was conducted through the use of books, literature reviews, journals, papers
and some databases, such as B-On, Recapp, IsiWebofKnowledge and Google Scholar.
The empirical part consisted of making a case study of the data collected from surveys
conducted to sixty-three PSP professionals working in the Porto Metropolitan Command
squad. Then we proceeded to an intersection of information obtained from the literature
review With this study we intend to alert organizations, namely the institution PSP, to the
advantages that may accrue from the reconciliation of information literacy benchmarks to
the new economic and social realities.