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A satisfação dos colaboradores com o sistema de recompensas: um estudo empíric...

Author(s): Bouça-Nova, Clara Alexandrina Ferreira cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/3165

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Sistema de recompensas; Extrínsecas; Intrínsecas; Satisfação; Motivação; Rewards system; Extrinsic; Intrinsic; Satisfaction; Motivation


Description
Dissertação de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos Esta dissertação tem como objetivo central o estudo da satisfação dos colaboradores com o sistema de recompensas de que beneficiam nas organizações onde trabalham. A lógica subjacente ao seu desenvolvimento privilegia, primeiramente, uma abordagem sobre os conceitos de sistema de recompensas e de satisfação e, consequentemente, as teorias que relacionam ambos os conceitos. Foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de 94 colaboradores de duas cooperativas agrícolas localizadas na região Norte de Portugal. Foram testadas algumas hipóteses de estudo capazes de permitir caracterizar os sistemas de recompensas desenvolvidos nas cooperativas agrícolas objeto de estudo. A análise dos resultados permite concluir que: 1) é menor a satisfação com o sistema de recompensas entre os colaboradores do sexo feminino; 2) é maior a valorização atribuída à componente monetária do que à componente não monetária do sistema de recompensas; 3) a antiguidade na organização não influencia a satisfação dos colaboradores com o sistema de recompensas de que beneficiam; 4) predomina a componente monetária fixa no sistema de recompensas de ambas as cooperativas; 5) a maior satisfação com o sistema de recompensas de que beneficiam é encontrada entre os colaboradores com habilitações de nível superior e; 6) não foram encontradas diferenças na satisfação com o sistema de recompensas entre os colaboradores acima versus abaixo dos 45 anos. Baseado nestes resultados, na parte final desta dissertação são discutidas as principais implicações teóricas e práticas. Algumas limitações bem como sugestões para futura pesquisa são também apresentadas. The main point of the thesis is based on the employee’s satisfaction about the rewards system implemented in the companies where they work. The underlying point of its development privileges, firstly, an approach at the concepts of the rewards system and satisfaction, and consequently, the theories that relate both. It was applied an inquire to a sample of 94 employees of two agricultural cooperatives, located in the North of Portugal. Some study hypotheses where tested in order to allow the characterization of the rewards system developed in the agricultural cooperatives in study. Based on the analysis of the results is possible to conclude that 1) the satisfaction with the rewards system is lower in female employees; 2) is higher the valorisation given by the employees to the monetary compensation of the rewards system when compared with the non-monetary one; 3) the employee’s seniority is not related with the satisfaction of the rewards system; 4) the salary is the most appreciated compensation in both companies; 5) the higher satisfaction with the rewards system is founded in the employees with higher educational qualifications; and 6) the satisfaction with the reward system seems equal in employees with more and less than 45 years of age. According with the results and based on them the main practical and theoretical implications are discussed and presented in the final part of the thesis, as well as the limitations and suggestions for a future research.
Document Type Master Thesis
Advisor(s) Martins, Dora
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