Document details

Coaching: caraterísticas do coach e benefícios do coaching para o cliente

Author(s): Vieira, Ana Lúcia da Costa cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/3093

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Coaching; Autoeficácia; Consciência emocional; Satisfação com a vida; Competências de coaching; Self-efficacy; Emotional awareness; Life satisfaction; Coaching skills


Description
Dissertação de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos Na atual conjuntura, em que as organizações enfrentam múltiplos desafios pela natureza complexa, incerta e volátil da própria envolvente, torna-se imprescindível conhecer e compreender quais as ferramentas que auxiliam a um maior aproveitamento e desenvolvimento do capital humano (Pina e Cunha et al., 2010). Pelas constantes mudanças tecnológicas, de mercados, políticas e sociais as pessoas têm que se ir adaptando, e o Coaching pode ser uma resposta para as presentes contingências. A importância do Coaching é revelada em diversos estudos pela sua eficácia e respetivos benefícios. Deste modo, faz todo o sentido querer estudar a ferramenta, tendo como objetivo principal querer perceber se as caraterísticas do coach interferem com os benefícios do respetivo cliente. A investigação é apoiada por uma metodologia quantitativa, que testa as hipóteses criadas, de encontro aos objetivos gerais. Em suma, o trabalho é valioso para o crescimento e maturação do Coaching, ao fornecer novos dados. Today all organizations face multiples challenges due to the complex, uncertain and volatile nature of their own surroundings, so it becomes vital to know and understand the tools that provide a better use and development of the human skills (Pina e Cunha et al., 2010). Because of the constant technological changes, markets, politics and social, people tend to adapt, and the Coaching might be the answer towards those present contingencies. The importance of the Coaching is revealed in several studies by its efficiency and respective benefits. In this way, it makes sense to study this tool, regarding as a major objective the will to perceive if the coach characteristics interfere with the benefits of the individual coachee. The investigation is supported by a quantitative methodology which tests the created hypothesis following the main objective. On the whole, this is an important study for the growth and maturation of the Coaching since it grants new data.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vieira, Diana Aguiar
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU