Autor(es):
Morais, Ricardo Jorge Serra Pinto
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/2719
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Assunto(s): Mistura betuminosa densa; Temperatura; Energia de compactação; Marcação CE de misturas betuminosas; Agregado; Dense bituminous mixtures; Temperature; Compaction energy; CE; Aggregate
Descrição
Em Portugal, grande parte da rede rodoviária é constituída por pavimentos flexíveis a quente,
os quais têm vindo a ser alvo de um estudo exaustivo devido ao elevado aumento do tráfego
registado nos últimos anos.
Todos os estudos realizados em misturas betuminosas, após 1 de Março de 2008, utilizam as
normativas da marcação CE, estabelecidas pela União Europeia no Âmbito da Directiva
Comunitária nº 93/465/CEE e têm como objectivo garantir aos utentes que os materiais
utilizados foram produzidos de forma controlada, de acordo com os requisitos definidos.
Este trabalho teve como principal objectivo avaliar a influência da temperatura e da energia
de compactação nas Misturas Betuminosas. Nesse intuito, estudaram‐se diferentes
formulações das Misturas Betuminosas, nas quais se fez variar a temperatura e a energia de
compactação.
Neste trabalho apresentam‐se as formulações propostas, os ensaios realizados segundo a
Marcação CE e a análise dos resultados obtidos. Executou‐se, também, o ensaio Marshall de
forma a estudar e avaliar o desempenho da mistura.
Pressupõe‐se que a variação da temperatura numa mistura betuminosa é bastante
importante por ser responsável pelo comportamento dos betumes, o qual se reflecte na
mistura originando variações no respectivo comportamento mecânico que serão tanto
maiores quanto maior for a percentagem de betume da mesma.
A energia de compactação tem como objectivo reduzir o índice de vazios da mistura através
do rearranjo das partículas, originando desse modo uma diminuição da camada da mistura
betuminosa, responsável pela melhoria do comportamento mecânico e funcional da camada. In Portugal most of the road network consists of flexible pavements which have been object of
an exhaustive study due to the increase in traffic registered in the last years.
All studies on asphalt mixtures after 1 March 2008, uses CE mark, set by the European Union
under the European Directive No. 93/465 and aim to guarantee consumers that the materials
used were produced in a controlled manner, in accordance with the requirements.
The present work had as main objective the assessment of the influence of temperature and
compaction in asphalt mixtures. Thus, we studied different formulations of asphalt mixtures, in
which was varied the temperature and compaction energy. It is presented the formulations
proposed, the tests performed under CE marking and analysis of results. Marshall Test was also
performed in order to study and evaluate the performance of the mixture.
It is assumed that the temperature variation in asphalt is very important because it accounts for
the behavior of bitumen, which is reflected in the mix causing variations in their mechanical
behavior which are greater the higher the percentage of bitumen in it.
The energy of compaction aims to reduce the voids of the mixture through the rearrangement
of the particles, thereby resulting in a decrease in the asphalt layer, responsible for improving
the mechanical and functional behavior.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Santos, Jorge Ribeiro; Fernandes, José Augusto